EQUIPAMENTOS EXISTENTES NOS LABORATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL/UFRN

LISTA DE EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL/UFRN

 

Equipamento

Descrição

Agitador magnético

O aparelho é utilizado para agitar soluções químicas, promovendo a homogeneização e mistura de materiais.

 

Aparelho para aferição do pH, (Ph metro)

 

Utilizado para medição do Ph de substâncias.

Autoclave vertical

Tem comO FUNÇÃO esterilizar materiais através de calor úmido sob pressão em altas temperaturas, utiliza corpo interno metálico, podendo estar disposto na formA HORIZONTAL ou VERTICAL, vedado por uma tampa fechada hermeticamente, garantindo a pressão interior.

 

Autostainer

 

Sistema automatizado de coloração utilizado na técnica da Imuno-histoquímica.

 

Balanças de precisão

 

Utilizada para pesar reagentes.

Banho-maria

 

Utilizado nos laboratórios para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente. Utilizado também para estiramento de cortes histológicos parafinados.

 

Câmara de fluxo laminar

 

É um equipamento empregado para proteção de amostras durante procedimentos. Câmara de Fluxo Laminar possui o sistema que promove a recirculação de 100% do ar.

 

Capela de exaustão

 

Ideal para eliminar vapores tóxicos e odores durante a manipulação de reagentes em laboratórios,  a capela de exaustão de gases pode ser utilizada em diversos ambientes dentro de um laboratório, já que é resistente à umidade, oxidação, ao fogo e ainda apresenta propriedades de isolação térmica e elétrica.

 

 

 

Central de inclusão

 

O inclusor possui um reservatório de parafina derretida, duas cubas aquecidas para espécimes e moldes. Seu sistema de aquecimento é de fácil programação e possui dois níveis de proteção. No mostrador de cristal líquido pode-se ver a temperatura da parafina, das cubas e do bico de descarga. Utilizado para inclusão de tecidos em parafina.

 

Centrífuga Mikro 200R

 

Centrífuga 5415D

 

 

Ideais para separação rápida de elementos líquidos e sólidos, as centrífugas para laboratório são equipamentos muito utilizados em laboratórios de genética, biologia molecular, biologia celular. Pode ser utilizada para uma gama de separações em biologia molecular com rotações rápidas.

 

Cuba horizontal para eletroforese -

 

As Cubas de Eletroforese Horizontal  estão especialmente desenhadas para a separação, identificação e preparação de moléculas de DNA e RNA em géis de agarose.

 

Cuba vertical para eletroforese 

 

Cuba de eletroforese vertical adequada para identificação e separação de proteínas de diferentes pesos moleculares através de gel de poliacrilamida.

 

Descalcificador automático

 

Aparelho utilizado para descalcificar tecido mineralizado

 

Destilador

 

Produz água com pureza abaixo de 3uS (microsiemens), considerando entrada até 300 microsiemens; Caldeira de latão com banho de estanho virgem para não contaminar a água que está em ebulição; Coletor de vapores e partes que têm contato com a água já destilada, confeccionados em aço inox 304 e materiais inertes.

 


DRY BATH (Banho seco)

Equipamento ideal para diversas atividades em um laboratório, como: conservação de amostras, pré-desnaturação de amostra para outras  aplicações, reações de amostras, estudo de coagulação, hibridização in situ, entre outras.

 

 

 

Espectofotômetro

 

É um instrumento de análise, amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa, capaz de medir e comparar a quantidade de luz (RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA)absorvida, transmitida ou refletida por uma determinada amostra, seja ela solução, sólido transparente ou sólido opaco.

 

Esteromicroscópio

 

É um instrumento ótico associado a um sistema de epi-iluminação e de transiluminação (incidente e transmitida), que permite a visualização ampliada e tridimensional dos objetos sob observação.

 

Estufas

 

Usada para secagem de lâminas e para inclusão em parafina.

 

Fonte para eletroforese

Fonte de eletroforese ideal para uso com: Gel de agarose;Sistema de gel submarino:Transferências eletroforésticas; Gel horizontal; Mini Gel horizontal, Mini Gel vertical; Eletro-eluição, tornando o trabalho de separação mais seguro.

 

Forno de microondas

 

Usado para recuperação antigênica no laboratório de imuno-histoquímica.

 

 

Freezer

 

Armazenamento de substâncias.

Freezer (-80º )

 

Armazenamento de amostras biológicas.

Freezer -20°

 

Armazenamento de amostras biológicas.

Geladeira

 

Armazenamento de substâncias.


Histotécnico

 

O histotécnico é um aparelho de automação para laboratórios. utilizado para o processamento inicial de material para a confecção de lâminas histológicas. Esse processamento é feito numa série de 12 recipientes para banhos com reagentes líquidos (Álcool e xilol em diferentes concentrações e parafina aquecida entre 55 e 60 oC).

 

 

 

Incubadora de CO2

Utilizadas para crescimento e manutenção de culturas de células.

 

Máquina de gelo

Produção de gelo para o transporte e armazenamento de amostras por curto período de tempo.

 

Micrótomo

 

O Micrótomo rotativo de parafina é utilizado para produzir cortes sequenciais em amostras incluídas em parafina e outros materiais do segmento laboratorial, industrial e de pesquisa.

 

MilliQ A10

 

Sistema de deionização de água.

Panela Pascal

 

Usada para recuperação antigênica. Mesma ação da panela de pressão.

 

 

Scanner para lâminas

Digitalização de lâminas histológicas.

 

Termociclador 96 poços

Indicado para as principais técnicas de amplificação de fragmentos de DNA (PCR), Muito utilizado nos seguintes laboratórios: Biologia molecular, Genética e Biotecnologia.

 

Transiluminador (Sistema de detecção Gel Logic )

 

Utilizado para a visualização segura de bandas em géis de eletroforese.

Vortex

Aparelho utilizado para a homogeneização de diferentes materiais biológicos, permitindo melhores condições de trabalho com grande economia de tempo.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao