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EGRESSOS

Relato da trajetória profissional de egressos 


Este documento apresenta relato da trajetória profissional de cinco egressos titulados do programa a cada um dos seguintes os períodos: 2020-2024; 2015- 2019 e 2010-2014.


Trajetória profissional de egressos – 2010-2014


Anne Emília Costa Carvalho (2014) 

Anne Emília Costa Carvalho, após a conclusão do mestrado, em 2014, orientado pelo professor Hironobu Sano, continuou a pesquisa iniciada no PPGP com foco no aprofundamento da agenda de sobre a regulação como indutora da eficiência de prestadores de serviços de saneamento básico, ingressando no doutorado em Administração da mesma instituição. Seu interesse pelo tema da regulação no setor de saneamento básico veio da sua atuação na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), onde exerceu a função de Assessora de Gestão Empresarial, entre 2010 e 2012, período no qual representou a Companhia no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Natal (COMSAB) e nas Câmaras Técnicas de Gestão Empresarial e Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE). Em 2012, assumiu o cargo de Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), tendo iniciado suas atividades no Núcleo de Auditoria Operacional, avaliando e monitorando organizações, programas e atividades governamentais, com destaque para trabalhos realizados nas áreas de governança e gestão em saúde e educação. Foi selecionada para participar da formação avançada pela Fundação Itaú Social em Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais (2018), tornando-se tutora e consultora do curso ofertado pelo Itaú Social para gestores nessa temática (2018-2020). No TCE-RN exerceu a função de Diretora de Administração Direta no biênio 2015-2016, Secretária de Controle Externo para os biênios 2017-2018 e 2019-2020, e atualmente é Diretora de Avaliação de Políticas Públicas (2025), unidade competente para desenvolver ações de controle externo relacionadas a avaliação de políticas públicas e atividades governamentais dos jurisdicionados do TCE-RN, sob as perspectivas de relevância, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade e utilidade. Nacionalmente, participa do projeto Eficiência da Saúde, coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e coordena o Grupo Temático em Avaliação de Políticas Públicas da Rede Integrar, que congrega todos os tribunais de contas brasileiros. Em 2017, tornou-se professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas, 20h, com posterior ingresso como docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN, com atuação nos grupos de pesquisa “Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais” e “Democracia e Tribunais de Contas no Brasil”.  Anne está comprometida com a agenda de análise de políticas públicas e vem atuando para fortalecimento da abordagem de políticas públicas informadas por evidências no Brasil, tanto em termos acadêmicos como por meio da indução direta de práticas de aperfeiçoamento da Administração Pública a partir do trabalho no controle externo.


Maria do Carmo Araújo de Medeiros Fernandes de Oliveira (2014)

Servidora federal lotada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Administradora de carreira aprovada no primeiro processo seletivo do PPGP no ano de 2011, concluindo seu trabalho final de mestrado em 29/04/2014 intitulado “A PERCEPÇÃO DA FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE MÃO DE OBRA TERCEIRIZADA PELOS AGENTES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE SOB O MODELO DO PRINCIPAL-AGENTE”. Após formação, a egressa foi designada na condição de Pró-reitora Adjunta de Administração da UFRN no período de 06/07/2015 a 31/05/2019. E pelo exitoso trabalho na função a partir de 31/05/2019 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portarias-de-29-de-maio-de-2019-148977117) foi designada para função de Pró-reitora de Administração da UFRN, cargo que ocupa até hoje (31/12/2024). 


Francisco Reginário Gomes da Silva (2014)

Servidor da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (RN), na carreira de escrivão, foi aprovado no primeiro processo seletivo do PPGP no ano de 2011, concluindo seu trabalho final de mestrado em 14/04/2014 intitulado O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES POLICIAIS CIVIS DO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES. Durante seu período no mestrado e conclusão (de 12/2012 a 08/2016) foi Responsável pelo Setor de Projetos e Convênios da Secretaria da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN) tendo o papel de assessoramento de gestão ao Delegado Geral da PCRN, elaboração e acompanhamento do planejamento institucional da PCRN, elaboração, gerenciamento e execução de projetos públicos. Sua exitosa contribuição e solidez na formação foi alçado à condição de Subcoordenador de Planejamento Institucional da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte. Nesta última função, a partir da experiência no seu trabalho final do mestrado derivou em contribuição na coordenação e formulação do Plano Estratégico de Segurança Pública 2017-2020 (PLANESP 2017-2020) (ver em https://docero.com.br/doc/n11x01 / http://www.diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/documentos/00000001/20170412/569017.htm). Tal iniciativo foi um marco dentro do processo de Modernização Administrativa do Estado do Rio Grande do Norte. Tal iniciativa teve continuidade na Gestão Governamental Subsequente e o referido egresso continua na equipe gestora na condição de coordenador substituto da comissão de técnica do Plano Estadual de Segurança Pública (PESP) no ano de 2020 (https://www.jusbrasil.com.br/diarios/284932441/doern-21-02-2020-pg-6).


Márcia Fernanda Silva Macedo Galvão (2013)

Farmacêutica, funcionária pública com passagem na Secretaria de Saúdo do Estado do Rio Grande do Norte (até o ano de 2014), quando passou em novo concurso para o quadro da Administração Pública Federal, e atualmente lotada em Hospital Universitário. Realizou o mestrado profissional em gestão pública com dissertação versando sobre o tema da judicialização da saúde intitulado “INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NO ACESSO A MEDICAMENTOS NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE MEDICAMENTO E DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA”. Com afinco, prosseguiu na trajetória acadêmica e cursou o doutorado em Administração (UFRN) ampliando o debate sobre o tema abordado no mestrado. Desde o ano de 2017 é Integrante do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (Natjus RN), representando o Hospital Universitário Onofre Lopes, que se trata de instância que auxilia os magistrados a julgar ações relacionadas à saúde. De modo que, o NATJUS emite pareceres e notas técnicas com base científica para analisar pedidos de medicamentos e procedimentos médicos. Assim, verifica-se que o conhecimento obtido a partir da elaboração do trabalho de conclusão do mestrado, até o momento tem sido relevante na sua atuação profissional e com impacto no fenômeno estudado.


Solange Araújo Portela (2014)

É Técnica de Nível Superior - Economista - Secretaria de Estado do Turismo do RN há mais 35 anos como servidora concursada. Defendeu sua dissertação de mestrado em Gestão Pública pela UFRN, no ano de 2014, com o trabalho intitulado “CARGOS COMISSIONADOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA DO RIO GRANDE DO NORTE: Análise comparativa entre o perfil profissional dos cargos comissionados com vínculo funcional e sem vínculo funcional”. Após a finalização do mestrado em no ano de 2015 a partir da política de valorização dos quadros efetivos da Administração Pública, a egressa ascendeu a condição de Gerente Setorial do Projeto Governo Cidadã e de Subsecretária de Política e Gestão Turística de Estado do Turismo (cargo atual). Ressalta-se que de setembro de 2023 a fevereiro 2025 acumulou o cargo de secretária interina de Estado do Turismo (SETUR). 


Trajetória profissional de egressos – 2015-2019


Alessandro Anibal Martins de Almeida (2016)

Egresso que ao ingressar no Mestrado Profissional em Gestão Pública era Oficial da Força Aérea Brasileira na patente de Major, atuando na Intendência. Discente advindo do convênio entre o PPGP e a Base Aérea de Natal (BANT). Atualmente, é militar da ativa na patente de Coronel e após o término do mestrado, teve a possibilidade de assumir atividades de chefia nos seguintes setores: a) Auditor interno governamental (Comando da Aeronáutica); b) Chefe do setor de Governança e Gestão de Riscos do Centro de controle interno da Aeronáutica; c) Chefe da Divisão Administrativa do Gabinete do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA); e d) Chefe da Seção de Administração Financeira do Estado Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais.


Luiza Delamor Braga (2016) 

Egressa que ao ingressar no Mestrado Profissional em Gestão Pública era Oficial da Força Aérea Brasileira na patente de Capitã, atuando na Intendência. Discente advinda do convênio entre o PPGP e a Base Aérea de Natal (BANT).  Atualmente, é militar da ativa na patente de Major e após o término do mestrado, teve a possibilidade de assumir atividades de chefia nos seguintes setores: a) Gestora de Subsistência da Base Aérea de Natal (2015), b) Gestora de Finanças do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER, Brasília, 2016); c) Gestora de Subsistência do GABAER (Brasília, 2018); d) Gestora de Licitações do GABAER (Brasília, 2020); e) Assessora de Economia e Finanças do Comandante da Aeronáutica (Brasília, 2022); f) Adjunta de Análise de Custos dos Projetos Estratégicos da FAB na COPAC (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), unidade que trata dos projetos estratégicos da FAB, tais como compra e modernização de aviões, helicópteros, satélites, dentre outros (Brasília, 2023); g) Chefe da Subdivisão de Finanças e Orçamento da COPAC (Brasília, 2024); h) Chefe das Subdivisões de Finanças e Análise de Custos da COPAC (Brasília,2025).


Leonardo Freire de Mendonça Soares (2017)

É Administrador de formação pela Associação Paraibana de Ensino Renovado (2005), especialização em Logística Empresarial pela Faculdade Maurício de Nassau (2011). Desde 2014 é administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e através deste vínculo realizou, mediante convênio do IFPB com o PPGP/UFRN, o mestrado profissional em gestão pública finalizando no ano de 2017 intitulado “A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: o caso do campus João Pessoa”. Sua dissertação tinha afinidade com a atuação na Comissão de Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos do IFPB. Após sua formação no mestrado, no ano de 2018 foi nomeado para a função de Coordenação de Compras, Licitações e Contratos (CCLC), Campus Santa Rita do IFPB, do qual solicitou sua dispensa, no ano de 2024, para efetivação da sua cessão ao Ministério de Portos e Aeroportos para ocupar a função de Coordenador de planejamento estratégico (https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=529&pagina=17&data=27/09/2024&captchafield=firstAccess)


André Vinícius Gregório Lima (2017)

Servidor federal desde 29/01/2014 lotado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte como servidor técnico na carreira de Administrador. Foi aprovado no primeiro processo seletivo do PPGP no ano de 2015, concluindo seu trabalho final de mestrado em 23/03/2017 intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO NA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA DA UFRN. O referido egresso já tinha experiencia no setor administrativo com foco na fiscalização de contatos e pregoeiro, fato que motivou a condução do seu trabalho final do mestrado para o tema de contratos públicos. 

Tal fato foi ponderado pela instituição de lotação o que levou o egresso a exercer a função de Chefe do Setor de Contratos em 01 de setembro de 2015 (https://www.jusbrasil.com.br/diarios/100213651/dou-secao-2-17-09-2015-pg-33?ref=next_button), destarte que na criação do referido setor no organograma da Pró-reitoria de Administração da UFRN. Todavia, para finalização do seu trabalho de mestrado o egresso pediu exoneração da função. 

Mas reconhecendo a expertise do egresso André Vinícius Gregório Lima já após formado e após mudanças organizacionais foi designado em 30/08/2019 (http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/8112148) para função de Chefe do Setor de Fiscalização Administrativa de Contratos da Pró-Reitoria de Administração (PROAD/UFRN), cargo que ocupa até o momento (12/04/2021).


Adriana Sodré Dória (2018)

A egressa é assistente em administração no Instituto Federal de Sergipe (IFS) desde 2011, atuando como pregoeira. Auxiliou na fase de implantação dos campi do IFS de Socorro, Tobias Barreto e Propriá. Esteve à frente da Gerência de Administração do campus Propriá no período de 2014 a 2015. Quando solicitou afastamento da instituição no ano de 2016, após o IFS estabelecer convênio para formação do seu quadro de pessoal técnico administrativos, e a egressa ter sido aprovada na época para cursar o Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFRN. Concluiu seu mestrado com o trabalho final em 01/03/2018 intitulado GESTÃO DAS COMPRAS DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: UMA PROPOSTA DE CENTRALIZAÇÃO. 

Ao finalizar seu mestrado retornou ao IFS dedicando-se a atuar na área de realização do seu trabalho final, especificamente na função de pregoeira. Posteriormente, foi designada em 22/07/2019 para a função de Coordenadora de Contratos no campus Aracaju do IFS (https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=529&pagina=31&data=26/07/2019&captchafield=firstAccess).

Além do avanço na ocupação de cargos gerenciais na organização de trabalho (mesma que financiou seu mestrado) a egressa vem atuando nas redes sociais com popularização a divulgação de forma simplificada e acessível sobre contratos públicos através do Instagram (https://www.instagram.com/contratoadministrativo/) e teve como ápice a elaboração do e-book (http://www.ifs.edu.br/ultimas-noticias/199-aracaju/9250-e-book-auxilia-servidores-na-fiscalizacao-de-contratos) abordando questões teóricas e práticas de fiscalização de contratos para servidores públicos (https://conteudo.negociospublicos.com.br/ebook-sollicita-gestao-e-fiscalizacao-de-contratos?xc=64&xo=223).


Trajetória profissional de egressos – 2020-2024


José Francisco da Costa Neto (2020)

O egresso é servidor público estadual, major da polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN), aprovado na seleção do PPGP para o ano de 2018, dentro das cotas de demanda social para servidores públicos (municipal, estadual e federal) de instituições não conveniadas com o programa e que ocupem cargo de gestão, no caso atuava no setor de aquisições do Comando Geral da PMRN. Como opção para o trabalho final do mestrado, defendido em 31/07/2020, o egresso desenvolveu um projeto de intervenção otimizado do processo das contratações de bens e serviços da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte através do Business Process Management (BPM) cujo título foi “GESTÃO POR PROCESSOS NO SETOR PÚBLICO: UMA PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DE BENS E SERVIÇOS DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE”. Durante o desenvolvimento do trabalho o discente iniciou o processo de implementação das melhorias na PMRN. Tal iniciativa trouxe notoriedade o que conduziu a ser convidado para ser cedido para atuar junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) na Coordenação de Prospecção da Coordenação Geral de Pesquisa e Inovação (CGPI), da Diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP), a partir de  19/11/2019 (http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/documentos/00000001/20191128/666633.htm). O egresso também colaborou ao longo de 2020 com o Planejamento Estratégico da PMRN, como consultor juntamente com os professores do PPGP Maria Teresa Pires Costa e Marcos Fernando Machado de Medeiros. Ainda no ano de 2020 foi integrante técnico da Coordenação Geral de Pesquisa e Inovação e da Coordenação-Geral de Projetos e Gestão, ambas da Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Brasília, DF). Em 2022 e até a presente data atuou nas funções de: a) Chefe da DAL/3 (Patrimônio) e Chefe da Subseção de Recurso Estaduais da PMRN/6 (6ªSeção do Estado Maior); b) Chefe da seção técnica de Ensino da Academia de Polícia Militar da PMRN; c) Chefe da Subseção de Projetos Estratégicos (6ªSeção do Estado Maior); d) Integrante do Corpo de Alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN; d)  Subcomandante do Batalhão de Policiamento Escolar e Prevenção às Drogas e à Violência (BPRED); e atualmente é Gerente de Projetos na Coordenação-Geral de Fronteiras e Amazônia da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Flávio Valdez da Silva Filho (2021) 

O egresso é servidor público estadual, major da polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN). Realizou trabalho final intitulado “Aplicação do Design Sprint como ferramenta de gestão para confecção de plano de defesa contra-ataques às instituições financeiras pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte” tonando referência no planejamento estratégico no campo da Segurança Pública. Após a conclusão do mestrado profissional em gestão pública tornou-se Comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar do Rio Grande do Norte (6º BPM), responsável pelo policiamento ostensivo em Caicó e Seridó. Atualmente, é coordenador e instrutor do Curso de Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades (CPGCSC). Este curso é promovido pelo Ministério da Justiça e visa disseminar estratégias defensivas contra-ataques do novo cangaço e o domínio de cidades. Disponível em: <https://suerdamedeiros.com.br/comandante-do-6o-bpm-sera-instrutor-em-curso-nacional-de-seguranca/> . Além de acumular as atividades acadêmicas em âmbito militar, tais quais: a) Coordenador geral e instrutor das disciplinas de Tiro da PMRN; b) Instrutor do Curso de formação de oficiais, estágio de habilitação de oficiais da saúde, curso de aperfeiçoamento de sargentos, curso de formação de sargentos, curso de formação de praças; e c) Orientador e avaliador de trabalhos acadêmicos dos cursos de aperfeiçoamento de oficias e do curso superior de polícia.


José Amauri Costa Fernandes (2021) 

Bacharel em Administração e oriundo do convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no qual atua no cargo de Administrador no Campus Apodi. É egresso do mestrado profissional em gestão pública, no qual defendeu o trabalho intitulado “Framework de governança e gestão das aquisições públicas: uma proposta de intervenção para o IFRN”. Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido no estudo sobres aquisições no setor público, passou a ocupar a função de Coordenador do Núcleo de Compras e Contratações da Região Oeste do IFRN. Bem como, o egresso tem atuado em diversas comissões relacionadas às compras públicas do órgão, as quais têm o objetivo de melhorar a governança das licitações. Entre esses trabalhos, existe o da criação do módulo de gestão dos processos de compra através do nosso sistema SUAP. Esse novo módulo tem o objetivo aprimorar o controle das diversas etapas do planejamento das contratações, bem como, realizar uma gestão dos processos de compra de uma forma geral.


Kátia Daniele Dutra Brito (2021)

É Bacharel em Administração. Foi discente oriunda do convênio para Turma fora de Sede com a UFCA, e finalizou no ano de 2021 o mestrado profissional em gestão pública com a dissertação intitulada “Diagnóstico do GAP de competências transversais no serviço público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA”. Dado os temas de estudo, após finalizar o mestrado, a egressa passou a posição de Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Após a defesa, elaborou como parte de seu trabalho o livro sobre a temática Gestão por Competências: Disponível em: <https://ebooks.ufca.edu.br/catalogo/gestao-por-competencias-em-universidade-publica-federal-proposta-de-implantacao/>


Tiago de Alencar Viana (2022)

É Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2011). Ocupa cargo de Administrador na UFCA (2016). Foi discente oriundo do convênio para Turma fora de Sede com a UFCA, e finalizou no ano de 2022 o mestrado profissional em gestão pública com a dissertação intitulada “Maturidade em gestão de riscos nas instituições federais de ensino superior (IFES): análise da maturidade em IFES do nordeste brasileiro” período em que atuava como Coordenador de Transparência, Governança e Gestão de Riscos da UFCA. Posteriormente, atuou como Pró-Reitor Adjunto de Planejamento e Orçamento da UFCA. E desde 2024 exerce a função de Pró-Reitor de Administração da UFCA. A partir do seu trabalho sobre o tema da Gestão de Riscos, tornou-se referência no âmbito das IFES’s nacionais. Destaque que no  fim do ano de 2022, o então superintendente regional da CGU-CE reconheceu o mérito de a UFCA aplicar políticas de integridade em áreas finalísticas e também em processos de apoio, o que, segundo afirmou na época, “poucas instituições estão conseguindo fazer”. O egresso também já foi convidado, várias vezes, por outras Instituições de Ensino Superior (Ifes) brasileiras, a compartilhar suas experiências em gestão de riscos e em integridade.(https://www.ufca.edu.br/noticias/ufca-conquista-novo-reconhecimento-nacional-por-sua-gestao-de-riscos-para-a-integridade-agora-em-levantamento-da-enap-e-da-cgu/)


Isabel Cristina da Costa Nascimento Lisboa (2022) 

É Bacharel em Ciências Contábeis e atua como servidora no cargo de auditora interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e oriunda do convênio do mestrado profissional em gestão pública da UFRN com a sua instituição de trabalho. Como trabalho final, desenvolveu projeto de intervenção intitulado “Elaboração do mapa estratégico situacional da auditoria interna do IFRN”. Como fruto do reconhecimento do trabalho realizado no setor de auditoria da instituição, desde o ano de 2023 coordena o Núcleo de Auditoria da Reitoria do IFRN. Bem como, após implementado os resultados do seu trabalho Mapa Estratégico Situacional da Auditoria Interna do IFRN”, ele passa por atualizações em 2025.




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