Após o recebimento da ata da banca e da ficha de avaliação assinada, o secretário pode aprovar o discente no sistema, permitindo que ele inicie os procedimentos para a finalização do mestrado. O concluinte tem até três meses (a partir da data da defesa) para homologar sua dissertação.
Inicialmente, o mestrando deve realizar as correções solicitadas pela banca e inserir a dissertação no SIGAA. O próprio sistema oferece um passo a passo explicando os procedimentos, que incluem a autorização para publicação e a confecção da ficha catalográfica. Todo o processo é realizado online. A participação da secretaria ocorre apenas nas etapas finais: "Recebimento da versão final pela coordenação" e "Validação dos documentos obrigatórios". Solicitamos que, ao atingir essas etapas, o discente envie um e-mail informando. Além disso, é necessário encaminhar a atividade futura, pois precisamos registrar onde nossos egressos irão atuar.
Após a conclusão do processo, o discente deve aguardar, pois a finalização passa por uma série de procedimentos internos. Somente após essa etapa será possível emitir, pelo sistema, um documento que comprova a conclusão do curso. Caso o concluinte precise do diploma impresso, ele deve comparecer à recepção da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, localizada no final do corredor à esquerda, no primeiro andar do Prédio da Reitoria, para retirar o documento. O telefone de contato é (61) 3342-2327, ramal 107.
Observação: A secretaria do programa não emite documentos como "Declaração de Conclusão" ou similares.