Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.
Procedimentos para qualificação e apresentação da dissertação

- Para concluir o curso de mestrado do PPGEP, é necessário que o aluno tenha cursado o número mínimo de seis disciplinas (de quatro créditos), tenha realizado o exame de proficiência em língua estrangeira, apresente um trabalho em congresso ou publique um artigo em revista ou tenha aceite de artigo em revista, qualifique e apresente sua dissertação dentro do prazo estipulado (dois anos).

 

- A Pró-reitoria determina que todas as qualificações e dissertações sejam agendadas e cadastradas no sistema com no mínimo DEZ DIAS DE ANTECEDÊNCIA. Fora desse prazo, o sistema não aceita o cadastro. Quanto antes o estudante solicitar o agendamento, melhor. No entanto, para isso, todos os itens da atividade devem estar definidos. Não é possível agendar a apresentação com dados pendentes.


- O procedimento burocrático da qualificação é idêntico ao da defesa. A diferença é que, na qualificação, não é necessária a presença de um membro externo aos quadros da UFRN. Já na defesa da dissertação, a presença de um membro externo é obrigatória.

 

- É recomendável que o orientador, por meio do Sigaa, faça o cadastro da banca. Após isso, deve-se enviar um e-mail para a secretaria solicitando a aprovação. Caso o orientador não consiga realizar o cadastro, ele pode enviar um e-mail para a secretaria, que o fará.

 

- Para que a secretaria realize o cadastro da banca, o discente ou orientador deve enviar um e-mail para ppgep@ccet.ufrn.br, contendo as seguintes informações: título (em português e inglês), resumo da dissertação ou tese (em português e inglês), palavras-chave (em português e inglês), número de páginas, dia, horário, local da apresentação e informações sobre a banca (caso haja membro externo, informar CPF, SIAPI, instituição a que está vinculado e e-mail). Desde agosto de 2024, também é necessário informar o "Impacto social do trabalho": descrever em poucas palavras e em linguagem acessível para divulgação científica qual(is) a(s) principal(is) contribuição(ões)/impacto(s) do trabalho. Por favor, envie o e-mail somente quando todos os dados estiverem definidos, pois só é possível cadastrar bancas com todas as informações.

 

- Antes da apresentação, o professor receberá a ata e os certificados da banca. A ata é um documento que comprova a aprovação (ou não) do discente e deve ser devolvida à secretaria após a apresentação. Os certificados são entregues aos participantes da banca. No caso da apresentação da dissertação, o orientador também receberá a ficha de avaliação, que também deve ser devolvida a secretaria assinada.

 

- Em relação à ata, o orientador pode devolvê-la assinada manualmente (bancas presenciais) ou assinada por meio da plataforma Sougov. Caso prefira, a secretaria pode criar o documento no Sipac para que os participantes o assinem por lá. Vale lembrar que, para isso, todos os participantes da banca devem ter cadastro na plataforma (alunos e docentes da UFRN têm cadastro automático). Para quem não tem (membros externos que ainda não realizaram cadastro) disponibilizamos na página do programa uma cópia do manual no item documentos > outros.

 

- No caso de dissertação, o aluno também deve elaborar a folha de assinaturas. Esse documento é de responsabilidade do próprio aluno, pois será a página "iii" do seu trabalho, localizada após a ficha catalográfica e antes do resumo.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao