Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ PAULO GOMES DOS SANTOS ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ PAULO GOMES DOS SANTOS ROSA
DATA : 09/09/2021
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/gpm-jjvs-ytn
TÍTULO:

Análise dos Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) no Rio Grande do Norte (2011-2021): formação, perfil profissional e gestão.

 
 

PALAVRAS-CHAVES:

Residência médica; Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde.

 
 

PÁGINAS: 11
RESUMO:

A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada do SUS e se organiza no Brasil através da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Evidências apontam que a APS é mais efetiva com a presença do médico especializado, ou seja, o Médico de Família e Comunidade (MFC). As políticas de expansão dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC), sobretudo o Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), surgiram com o objetivo, dentre outros, de qualificar profissionais médicos especialistas para atuar na APS. Fruto dessa expansão, no Rio Grande do Norte, estão estruturados quatros Programas de RMFC. O objetivo dessa pesquisa é caracterizar o perfil e a trajetória profissional dos 95 egressos dos Programas de RMFC do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2021, além de avaliar aspectos relacionados a formação junto a preceptores, gestores e coordenadores dos programas. A metodologia da pesquisa englobará estratégias quantitativas (questionário eletrônico semiaberto aplicado aos egressos e avaliado por meio de estatística descritiva, frequências relativas e absolutas, através do programa IBM SPSS Statistics 20) e qualitativas (entrevista semiestruturada com gestores, supervisores e preceptores, analisada a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin). A pesquisa pretende auxiliar no enfrentamento do desafio que é a formação de profissionais qualificados para atuar na APS.

 
 

MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1231563 - ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO
Interno - 2218787 - KLAYTON GALANTE SOUSA
Externo à Instituição - FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 27/08/2021 15:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao