Banca de QUALIFICAÇÃO: RAI NABICHEDI DA SILVA

DISCENTE : RAI NABICHEDI DA SILVA
DATA : 15/12/2020
LOCAL: Videoconferência

Trajetórias de variação da hemoglobina total durante a gravidez e o pós-parto e os fatores associados entre adolescentes e adultas da região do Trairi: um estudo longitudinal

Hemoglobina. Gravidez. Pós-parto.

Introdução: Durante a gravidez, há uma intensa atividade anabólica para garantir o desenvolvimento fetal adequado. Assim, espera-se que os níveis de hemoglobina sejam reduzidos do primeiro para o terceiro trimestre de gravidez e retornem aos níveis pré-gravidez no pós-parto. No entanto, pouco se sabe a respeito dessa variação ao comparar gestantes adolescentes e adultas e quais fatores estão associados a esta variação. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar as trajetórias da variação da hemoglobina total (THB) durante a gravidez e o pós-parto e seus fatores associados entre adolescentes e adultos de baixa renda. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional e longitudinal que faz parte do projeto piloto AMOR. Os dados foram coletados entre julho de 2017 e maio de 2018 em cinco municípios da região de Trairi, no Estado do Rio Grande do Norte, com amostra composta por 50 adolescentes e 50 adultas que estavam em sua primeira gestação. As participantes foram avaliadas em três momentos: até 16 semanas de gestação, no terceiro trimestre de gestação e entre 4 a 6 semanas pós-parto. Variáveis como características socioeconômicas, suplementação de ferro, saúde autopercebida, número de consultas de pré-natal, planejamento da gravidez e segurança alimentar foram avaliadas. Modelos lineares mistos foram usados para avaliar as trajetórias de variação da THB em ambos os grupos e na amostra total, e os fatores associados. Resultados: Os resultados mostram que os níveis de THB diminuem das primeiras 16 semanas de gravidez para o terceiro trimestre e aumentam do terceiro trimestre para o pós-parto de 4-6 semanas para ambos os grupos. No entanto, ambos os grupos diferem em relação às trajetórias do THB. Para a coorte adolescente, a recuperação da concentração de THB entre o terceiro trimestre e o pós-parto não foi suficiente para compensar as perdas iniciais, como aconteceu para a coorte adulta. Para o grupo adolescente, os níveis mais elevados de THB estiveram associados à boa autopercepção de saúde. Para as adultas, níveis mais elevados de THB estiveram associados a uma gravidez planejada. A raça foi marginalmente associada aos níveis de THB para ambos os grupos, com mulheres negras apresentando maiores concentrações. Conclusão: As alterações na concentração da THB durante gestação e pós-parto diferem entre adultas e adolescentes, com as últimas apresentando menor capacidade de recuperar os níveis do início da gestação durante o pós-parto. Atenção especial à saúde pré-natal na gestação adolescente deve levar em conta o seu risco mais elevado e incluir estratégias que reduzam o risco de anemia e seus efeitos negativos para a mãe e seu filho.

Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Interna - 1692571 - ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS
Externa à Instituição - JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 10/12/2020 17:30