Banca de DEFESA: MONISE GLEYCE DE ARAUJO PONTES

DISCENTE : MONISE GLEYCE DE ARAUJO PONTES
DATA : 09/11/2020
LOCAL: Ambiente virtual

RESISTIR E (RE) EXISTIR: O COLETIVO FEMINISTA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO ACADÊMICO

Feminismo. Movimento Feminista. Coletivo Feminista. Universidade.

INTRODUÇÃO: A dinâmica de perspectiva de gênero tem se transformado ao longo do último século e alcançado melhores resultados, entretanto, ainda tem se apresentado de forma desigual sob diversos contextos sociais, culturais e econômicos na maior parte das sociedades. Tais iniquidades só puderam ser abrandadas devido a incansável luta dos movimentos sociais e feministas no processo histórico, o que culminou na presença desta população nos espaços acadêmicos nas últimas décadas. Com a crescente presença da mulher no ambiente acadêmico, entendemos que os coletivos feministas fundados dentro da universidade se compõem como um instrumento necessário para o desenvolvimento social feminino. OBJETIVO: Apreender as contribuições do Movimento Feminista para as participantes de um Coletivo Feminista dentro de uma Universidade Federal do interior do Rio Grande do Norte. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, a ser desenvolvido na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com as discentes dos cursos de graduação que participam regularmente do Coletivo Feminista Dandara.  A pesquisa se deu em 2 etapas para a coleta de dados, a primeira etapa consistiu na autoaplicação de um questionário socioeconômico e posteriormente na criação e execução de grupos focais, compostos por até 6 alunas com durarão média de 50 minutos. Para a fase de tratamento dos dados, este estudo utilizou a Análise de Conteúdo conforme a proposta de Laurence Bardin e na categorização dos temas destacados nos relatos das participantes. RESULTADOS: Os resultados foram apresentados por meio de 1 categoria central intitulada “Contribuições do movimento feminista para as participantes de um coletivo feminista”, a partir dos relatos obtidos, chegamos a 3 categorias representadas a seguir. A primeira categoria “Surge uma feminista” deu origem a 2 subcategorias de discussão: “A descoberta do ser feminista” e “Percepções sobre o feminismo”. A segunda categoria “Representações do feminismo nas subjetividades do ser mulher”, originou as subcategorias “Desconstruindo os rótulos” e “Consciência feminista: Por que(m) luto?” Por fim, a última categoria de discussão “O coletivo como instrumento de empoderamento feminino” deu origem a subcategoria “Coletivo Feminista: um lugar de fala e de escuta”. CONCLUSÕES: Os resultados provenientes deste estudo alcançaram de forma integral os objetivos propostos na sua construção, demonstrando significativamente as contribuições do Movimento Feminista representados nos relatos das participantes de um Coletivo Feminista inserido dentro de uma Universidade Federal do interior do Rio Grande do Norte, indicando benefícios relacionados a busca dinâmica de relações mais harmoniosas, na minimização da problemática que permeia as questões sociais do gênero feminino nos mais diversos âmbitos vivenciais.

Presidente - 2132107 - NUBIA MARIA FREIRE VIEIRA LIMA
Interna - 1231563 - ANA KALLINY DE SOUSA SEVERO