Banca de DEFESA: ALLEN SUZANE DE FRANCA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLEN SUZANE DE FRANCA
DATA : 29/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ALFABETISMO EM SAÚDE E FATORES ASSOCIADOS EM GESTANTES ADOLESCENTES E ADULTAS JOVENS RESIDENTES NA REGIÃO DO TRAIRI NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Gravidez na adolescência. Alfabetização em saúde. Mulheres. Assistência pré-natal.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Introdução: A alfabetização em saúde é a capacidade cognitiva de entender e interpretar o significado das informações de saúde na forma escrita, falada e digital, e o indivíduo com nível adequado de alfabetização em saúde é capaz de tomar decisões adequadas em relação a sua saúde no contexto da vida cotidiana. O baixo nível de alfabetização em saúde tem sido associado a comportamentos de risco, redução do autocuidado, taxas mais altas de hospitalizações e maiores custos com a saúde. A gravidez na adolescência também está relacionada a piores resultados de saúde para a mãe e a criança quando comparadas à gravidez na vida adulta e o baixo alfabetismo em saúde pode ser um dos contribuintes para esses resultados. Alguns estudos avaliaram o nível de alfabetismo em saúde sexual e reprodutiva entre gestantes, no entanto, até onde se sabe, há uma lacuna a respeito da avaliação do nível do alfabetismo em saúde geral neste grupo, particularmente quando se trata de gestantes adolescentes e de baixa renda. Objetivo: Avaliar o alfabetismo em saúde de gestantes adolescentes e adultas jovens de uma área rural do Nordeste do Brasil e os fatores associados. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional e analítico, de caráter transversal, que faz parte de um estudo piloto longitudinal, o AMOR (Adolescence and Motherhood Research). A amostra foi composta por 41 gestantes adolescentes (13 a 18 anos) e 45 gestantes adultas jovens (23 a 28 anos) residentes na região do Trairi, localizada no estado do Rio Grande do Norte, que estavam no terceiro trimestre de sua primeira gravidez. O alfabetismo em saúde foi avaliado pelo Short Assesment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults (SAHLPA, escore varia de 0-18 pontos, sendo inadequado se <15). Além disso foram coletados dados sociodemográficos, informações sobre o pré-natal e suporte social pelo  Social Networks and Social Support do International Mobility in Aging Study (SNSS-IMIAS). O teste Mann Whitney foi usado para comparar o alfabetismo em saúde de adolescentes e adultas, bem como entre os grupos de demais variáveis sociodemográficas, de suporte social e do pré-natal. A associação entre o alfabetismo adequado e inadequado e demais variáveis do estudo foi avaliada pelo teste qui-quadrado. Modelos de regressão linear múltipla foram usados para avaliar quais variáveis permanecem associadas ao escore SAHLPA-18 nas análises multivariadas. Resultados: As adolescentes apresentaram piores escores do SAHLPA que as adultas (p<0,001), bem como maior porcentagem de alfabetismo inadequado (95,1% versus 53,3%, p<0,001).  Na análise multivariada, piores resultados do alfabetismo em saúde também foram encontrados entre aquelas que referiram que o seu desempenho escolar era inferior quando comparado aos colegas (β= 2,843, p<0,001) e que relataram renda insuficiente para as necessidades básicas (β= 2,775, p=0,014). Conclusão: Foram encontradas taxas mais altas de alfabetização em saúde inadequada, principalmente entre gestantes adolescentes. São necessárias políticas destinadas a melhorar o acesso à informação sobre saúde para as populações jovens de áreas rurais de baixa renda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3885543 - SAIONARA MARIA AIRES DA CAMARA
Interno - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES
Externo à Instituição - ANA SILVIA MOCCELLIN - UFS
Notícia cadastrada em: 20/10/2020 13:39
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