Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA GABRIELA MEDEIROS DE MOURA

DISCENTE : MARINA GABRIELA MEDEIROS DE MOURA
DATA : 25/06/2020
LOCAL: Vídeoconferência
CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE UM LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA PARA DETECÇÃO DO SARS-COV-2 NO RIO GRANDE DO NORTE SOBRE RISCO DE CONTAMINAÇÃO E MEDIDAS DE PROTEÇÃO

COVID-19. Diagnóstico Laboratorial. Riscos Ocupacionais.

A doença do novo Coronavírus-2019 denominada (COVID-19) é uma enfermidade respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2. Em janeiro de 2020, confirmou-se a circulação deste patógeno, um novo tipo de coronavírus que estava causando pneumonia grave em alguns pacientes na China. Devido sua alta infectividade e patogenicidade, a COVID-19 tornou-se uma pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020 e vem tomando proporções catastróficas em diversos países, inclusive no Brasil. As manifestações clínicas da infecção pelo novo coronavírus possuem amplo espectro e ainda não estão totalmente claras, o que se sabe é que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda que varia de casos leves a casos muito graves com insuficiência respiratória, podendo ser fatal. O reconhecimento precoce e o diagnóstico rápido são essenciais para impedir a transmissão e fornecer cuidados de suporte em tempo hábil. O diagnóstico para confirmação de caso se dá por critério laboratorial podendo ser por biologia molecular (RT-PCR), ou por teste imunológico, com resultado positivo para anticorpos IgM e/ou IgG. Para a OMS, é fundamental a ampliação da capacidade de testagem de todos os suspeitos, para que se possa controlar a pandemia. É necessário que os laboratórios de saúde utilizem práticas adequadas de biossegurança, para que se evite a contaminação ocupacional ao SARS-CoV-2 e se garanta, assim, a saúde e segurança desta força de trabalho tão importante no enfrentamento da pandemia. Nesta perspectiva, recomendações de utilização de equipamento de proteção individual (EPI), assim como cuidados que diminuam a exposição destes profissionais ao risco de contaminação devem ser tomados em larga escala. Destarte, este estudo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam num laboratório de referência para diagnóstico da COVID-19 sobre riscos ocupacionais de contaminação pelo novo coronavírus e quais as medidas de proteção e prevenção adotadas. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa que será realizado no Instituto de Medicina Tropical do Estado do Rio Grande do Norte (IMT RN), uma unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A população do estudo será composta por profissionais que atuem no laboratório do IMT RN e a amostra será composta por 17 participantes. O instrumento utilizado para coleta de dados será um roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados referentes às questões subjetivas serão transcritos e categorizados de acordo com a análise do conteúdo proposta por Bardin (2016). A análise dos dados dos questionários sociodemográficos será desenvolvida com o auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22 for Windows, recorrendo a análise descritiva, a qual será apresentada na forma de tabelas e gráficos.

Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA