Banca de DEFESA: HEVERTON ARAÚJO DE OLIVEIRA FIGUEIRÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEVERTON ARAÚJO DE OLIVEIRA FIGUEIRÊDO
DATA : 31/07/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi
TÍTULO:

EFEITO DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA DE CORRENTE CONTÍNUA (tDCS) EM MULHERES ADULTAS COM EXCESSO DE PESO


PALAVRAS-CHAVES:

neuromodulação, estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), córtex pré-frontal dorso lateral (dlPFC), obesidade, desejo alimentar, ingestão alimentar.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Introdução: A neuromodulação pela estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS), tem sido pesquisada enquanto possibilidade terapêutica para obesidade. Acredita-se que a tDCS possa atuar em áreas cognitivas relacionadas a comportamentos típicos da ingestão alimentar excessiva. Objetivo: Avaliar o efeito da tDCS ânodo sobre o córtex pré-frontal dorso lateral (dlPFC) direito, em mulheres adultas com sobrepeso ou obesidade. Metodologia: Tratou-se de um ensaio clínico randomizado, no qual 50 voluntárias, divididas em dois grupos (Ativo [n = 25] e Sham/Controle [n = 25]), participaram de 10 sessões da tDCS com um follow-up de 60 dias. O eletrodo ânodo (excitatório) foi colocado no dlPFC direito e, o cátodo (inibitório) foi posto sobre dlPFC esquerdo do couro cabeludo, correspondendo as posições F4 e F3 do sistema EEG 10-20, respectivamente. Foram avaliados os efeitos do tratamento sobre o comportamento alimentar (craving por alimentos, descontrole alimentar, alimentação emocional e restrição cognitiva); ingestão alimentar (calorias e macronutrientes); perfil emocional (ansiedade, depressão e estresse); e sobre variáveis antropométricas e de composição corporal (peso, Índice de Massa Corporal, Índice de Conicidade, circunferência da cintura, Razão Cintura-Estatura e percentual de gordura corporal). Resultados: A análise estatística indicou não haver diferença entre os grupos, no baseline, quanto as características sociodemográficas e clínicas. O modelo ANOVA mista de dois fatores indicou que não houve interação significativa entre tempo versus grupo para nenhuma das variáveis estudadas. O tratamento com tDCS foi bem tolerado e não foram identificados efeitos adversos nas participantes que completaram o protocolo. Conclusão: No presente estudo não foi verificado efeito da tDCS em mulheres com excesso de peso, no tocante ao comportamento e alimentar, perfil emocional ou variáveis antropométricas e de composição corporal. Nossos achados apontam para a necessidade de mais pesquisas com o tema, inclusive investigando outras possíveis áreas cerebrais a serem moduladas em pacientes com excesso de peso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692571 - ANNA CECILIA QUEIROZ DE MEDEIROS
Interna - 1110960 - JANE CARLA DE SOUZA
Externo à Instituição - PRISCILIA GIACOMO FASSINI
Notícia cadastrada em: 24/07/2019 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao