Banca de DEFESA: LUCAS CAIA DE SOUZA TAVARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS CAIA DE SOUZA TAVARES
DATA : 28/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: BioME - PPg-Bioinfo
TÍTULO:

Interações hipocampo-prefrontais durante a tomada de decisão espacial


PALAVRAS-CHAVES:

tomada de decisão, navegação espacial, eletrofisiologia in vivo, oscilações neurais, ritmos cerebrais, potencial de campo local, coerência, sincronia, direcionalidade, hipocampo, córtex pré- frontal.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O hipocampo tem sido relacionado com a codificação de memórias bem como com a navegação espacial, enquanto que o córtex pré-frontal é associado a funções cognitivas como a tomada de decisões. Supõe-se que ambas as áreas interajam entre si em tarefas que exijam tanto a navegação no espaço quanto processos de tomada de decisão. Entretanto, as assinaturas eletrofisiológicas por trás dessa comunicação carecem de uma melhor elucidação. Para investigar as dinâmicas das interações hipocampo-prefrontais, nós analisamos potenciais de campo local registrados em ratos desempenhando uma tarefa de alternação espacial num labirinto em formato de oito. Observamos que a coerência de fases nas bandas oscilatórias teta (6- 10 Hz) e beta (23-30 Hz) atingem seu pico próximo à região da tomada de decisão do labirinto. Ademais, análises de causalidade de Granger apontam para um fluxo informacional de direcionalidade hipocampo -> córtex pré-frontal na banda teta com maior intensidade em áreas iniciais do labirinto, e na direcionalidade oposta na banda delta, com um pico no início da curva. Adicionalmente, mostramos que os padrões de acoplamento fase- frequência intra e inter-regionais apresentam seletividade espacial. Análises de acoplamento de disparos mostraram que neurônios individuais do córtex pré-frontal são mais moduladas pelo ritmo teta hipocampal que pelo ritmo equivalente da sua própria região. Nossos resultados demonstram maiores níveis de interações eletrofisiológicas entre o hipocampo e o córtex pré-frontal situados próximos à área de decisão do labirinto numa tarefa de alternação espacial. Essas observações corroboram a hipótese de que uma comunicação dinâmica entre essas duas regiões acontece durante decisões espaciais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABNER CARDOSO RODRIGUES NETO
Presidente - 1721223 - ADRIANO BRETANHA LOPES TORT
Interno - 2276280 - CESAR RENNO COSTA
Interno - 055.795.577-79 - WILFREDO BLANCO FIGUEROLA - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 14:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao