Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MATTOS SILVA WANDERLEY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO MATTOS SILVA WANDERLEY
DATA : 22/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto Metropole Digital
TÍTULO:

Estudo dos Padrões Citométricos do Bacterioplâncton de Águas Marinhas e Continentais (Estudies on Cytometric Patterns of Sea and Freshwater’s Bacterioplankton)


PALAVRAS-CHAVES:

citometria de fluxo; diversidade citométrica; R


PÁGINAS: 19
RESUMO:

A citometria de fluxo (CMF) é uma poderosa ferramenta analítica, amplamente utilizada em todo o mundo e capaz de representar a inata complexidade de uma vasta gama de sistemas biológicos em poucos segundos. É uma técnica baseada nas propriedades espectroscópicas de partículas em suspensão que permite a sumarização gráfica dos dados em biplots conhecidos como citogramas. Tal versatilidade propiciou o desenvolvimento de diferentes protocolos analíticos, normalmente não intercambiáveis entre os diversos campos de especialização. Nesse cenário as ciências ambientais, em particular, enfrentam grandes obstáculos ao lidar com a adoção de protocolos não específicos: uma particularidade essencialmente motivada pela natureza altamente heterogênea das amostras ambientais. Essa variedade intrínseca dificulta a adaptação dos protocolos analíticos formais que mantenham os raciocínios matemáticos padronizados e preservem um significado ecológico claro, notadamente quando o foco da análise debruça-se sobre a diversidade citométrica - a avaliação quantitativa das diferenças entre os citogramas. Apesar da disponibilidade de ferramentas promissoras, concebidas ou adaptadas para abordar a diversidade citométrica, a maioria delas enfrenta desafios técnicos comuns, como o ajuste da perspectiva, a correção de diluições, a configuração de resoluções e o esclarecimento sobre o papel das sub-regiões de citogramas na diversidade global. Para abordar essas questões e harmonizar os raciocínios matemáticos formais com uma interpretação biológica coerente, desenvolvemos o flowDiv – uma pipeline projetada para análise de dados de citometria de fluxo ambiental, que lida com os dados através de métodos macroecológicos consolidados visando oferecer resultados biologicamente inteligíveis. O flowDiv foi implementado usando a linguagem R e está publicado no CRAN (https://cran.r-project.org/web/packages/flowDiv/), tendo seu código-fonte disponível no GitHub (https://github.com/bmsw/ flowDiv). Aplicado a um conjunto de dados concernentes a 31 corpos de água doce da Patagônia argentina, o flowDiv desvelou aspectos significativos sobre a diversidade citométrica ambiental, bem como sua relação com a diversidade taxonômica e o papel de variáveis ambientais na diversidade citométrica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Externo à Instituição - ANDRE MEGALI AMADO - UFJF
Interno - 2276280 - CESAR RENNO COSTA
Interno - 1669545 - DANIEL SABINO AMORIM DE ARAUJO
Interno - 2170415 - JORGE ESTEFANO SANTANA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 16/03/2018 16:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao