Banca de QUALIFICAÇÃO: GILSONBERG SOARES DE ABRANTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILSONBERG SOARES DE ABRANTES
DATA : 02/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa Remota no Link: meet.google.com/rat- twth-jyt
TÍTULO:

ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DOS CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA “O GRANDE SALTO” E “A ÚLTIMA PERGUNTA”: UMA ABORDAGEM CRIATIVA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de física, histórias em quadrinhos, Segunda Lei da Termodinâmica, Vygotsky, ferramenta pedagógica, engajamento dos alunos, compreensão teórica e prática.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente trabalho tem como intuito investigar a utilização de histórias em quadrinhos, adaptadas de contos de ficção científica, como uma ferramenta pedagógica para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica em turmas do segundo ano do Ensino Médio, contribuindo para a diversificação de estratégias nessa linha de abordagem educacional. A pesquisa baseia-se na premissa de que estratégias pedagógicas criativas e diferenciadas são essenciais para superar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado da Física e para promover uma compreensão mais aprofundada e contextualizada dos conceitos científicos.

A fundamentação teórica do estudo inclui as contribuições de Vygotsky sobre Mediação Cultural, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Social. A metodologia abrange a elaboração de uma sequência didática específica para a utilização dos quadrinhos, a avaliação da eficácia desse recurso na compreensão dos alunos, a medição do engajamento dos estudantes e a aplicação de situações-problema, baseadas nas narrativas, para testar a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

Os resultados esperados incluem uma maior compreensão teórica e prática da Segunda Lei da Termodinâmica, um aumento no engajamento dos alunos e a validação das histórias em quadrinhos como uma ferramenta didática eficaz. Este estudo tem o intuito de contribuir para a literatura sobre metodologias estratégicas para o ensino da física, oferecendo insights valiosos para a aplicação de recursos visuais e narrativos no contexto educacional. A pesquisa visa, portanto, não apenas melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos da segunda lei da termodinâmica, mas também fornecer aos professores uma ferramenta, de grande potencial, para tornar o ensino de física mais atrativo e significativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR ROCHAID OLIVEIRA RAMOS
Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA
Notícia cadastrada em: 11/04/2025 13:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao