ADAPTAÇÃO EM QUADRINHOS DOS CONTOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA “O GRANDE SALTO” E “A ÚLTIMA PERGUNTA”: UMA ABORDAGEM CRIATIVA PARA O ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
ensino de física, histórias em quadrinhos, Segunda Lei da Termodinâmica, Vygotsky, ferramenta pedagógica, engajamento dos alunos, compreensão teórica e prática.
O presente trabalho tem como intuito investigar a utilização de histórias em quadrinhos, adaptadas de contos de ficção científica, como uma ferramenta pedagógica para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica em turmas do segundo ano do Ensino Médio, contribuindo para a diversificação de estratégias nessa linha de abordagem educacional. A pesquisa baseia-se na premissa de que estratégias pedagógicas criativas e diferenciadas são essenciais para superar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado da Física e para promover uma compreensão mais aprofundada e contextualizada dos conceitos científicos.
A fundamentação teórica do estudo inclui as contribuições de Vygotsky sobre Mediação Cultural, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e Aprendizagem Social. A metodologia abrange a elaboração de uma sequência didática específica para a utilização dos quadrinhos, a avaliação da eficácia desse recurso na compreensão dos alunos, a medição do engajamento dos estudantes e a aplicação de situações-problema, baseadas nas narrativas, para testar a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Os resultados esperados incluem uma maior compreensão teórica e prática da Segunda Lei da Termodinâmica, um aumento no engajamento dos alunos e a validação das histórias em quadrinhos como uma ferramenta didática eficaz. Este estudo tem o intuito de contribuir para a literatura sobre metodologias estratégicas para o ensino da física, oferecendo insights valiosos para a aplicação de recursos visuais e narrativos no contexto educacional. A pesquisa visa, portanto, não apenas melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos da segunda lei da termodinâmica, mas também fornecer aos professores uma ferramenta, de grande potencial, para tornar o ensino de física mais atrativo e significativo.