Banca de DEFESA: JOSÉ DENILSON DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ DENILSON DE SOUZA SILVA
DATA : 17/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)
TÍTULO:

ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FISICA: O CONCEITO DE ENERGIA E FENOMENOS DE ROTACAO APLICADOS A DIFERENTES AREAS DO CONHECIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; Interdisciplinaridade; Energia; Rotações


PÁGINAS: 187
RESUMO:

Resumo

No cenário do Ensino de Física, as aulas interdisciplinares podem estimular o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação. Ao trabalhar com temas interdisciplinares, os alunos são desafiados a pensar de forma mais ampla e a aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver problemas complexos. Temas interdisciplinares tendem a ser mais próximos da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais interessante e relevante. Isso pode aumentar o engajamento e a motivação para aprender. O conceito de Energia e os fenômenos de Rotação, se manifestam em leis fundamentais, como por exemplo, os princípios de conservação da energia e do momento angular. Em um estudo interdisciplinar, os temas de Energia e Rotação são de suma importância, tanto na física clássica, quanto na moderna. A energia proveniente da alimentação é essencial para o funcionamento do corpo humano, sendo obtida a partir dos nutrientes presentes nos alimentos que consumimos, especialmente carboidratos, proteínas e gorduras. Por sua vez, o movimento girante de corpos rígidos em torno de um eixo fixo é um modelo aplicável às situações de rotação, como no caso da centrifugação. Diante dos tópicos apresentados, a presente dissertação tem como objetivo a aplicação de uma sequência didática sistematizada para uma turma da segunda série do ensino médio em uma escola situada na cidade de Parnamirim/RN. A fundamentação teórica neste trabalho se baseia nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e na aprendizagem significativa de David Ausubel, além da abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), possibilitando a divisão da sequência didática em dois momentos, com quatro encontros cada, totalizando oito aulas e 400 minutos no total. Propõe-se, então, uma abordagem aplicada e dinâmica, com o uso de questionários avaliativos, estudo de caso, experimento de fácil acesso e, além disso, simulação virtual com o software PhET da Universidade do Colorado, EUA. Assim, esta sequência didática integra esses conceitos de maneira prática, lúdica e significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - FERNANDO LANG DA SILVERA
Notícia cadastrada em: 28/02/2025 12:08
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