Banca de DEFESA: SERGIO SALMON DOS SANTOS TRINDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SERGIO SALMON DOS SANTOS TRINDADE
DATA : 21/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 04 da ECT
TÍTULO:

ATLAS DE IMAGENS ASTRONOMICAS PARA O ENSINO DE FISICA: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, imagens astronômicas, Atlas de imagens astronômicas, aprendizagem significativa, três momentos pedagógicos.


PÁGINAS: 296
RESUMO:

A educação no Brasil passa por um processo de transformação. No ensino de Física, os alunos demonstram-se desinteressados nos tipos de aulas tradicionais, com isso, os professores encontram dificuldade de engajar os alunos e de alcançar uma aprendizagem que seja significativa para eles. Sendo assim, este trabalho aborda a eficiência que as imagens astronômicas dos telescópios espaciais podem promover para superar esses desafios e tornar a aprendizagem mais significativa. O uso de imagens astronômicas, organizadas em uma estrutura pedagógica “Atlas de Imagens Astronômicas”, pode estimular o interesse dos alunos e com isso facilitar a compreensão dos conceitos de Física. O objetivo principal é investigar a eficiência do Atlas de Imagens Astronômicas como ferramenta didática, conectando fenômenos astronômicos a conteúdos de Física no Ensino Médio. Para isso, alinhamos o Atlas com às competências e habilidades da BNCC na área de Ciências da Natureza, a fim de promover a análise de fenômenos do Cosmos, o uso de modelos científicos e a resolução de problemas que envolvem os conteúdos. Além disso, ao integrar astronomia e Física, o material pode estimular habilidades investigativas e interdisciplinares previstas no currículo nacional. A estrutura do Atlas foi desenvolvida à luz dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Marta Pernambuco (2002). Cada capítulo inicia com uma problematização (1º momento), sistematiza os conceitos físicos relacionados com a imagem astronômica (2º momento) e propõe atividades práticas que aplicam o conhecimento adquirido em contextos reais (3º momento). Os resultados da pesquisa indicaram que a utilização do Atlas promoveu um aumento significativo no interesse e engajamento dos alunos, facilitando a compreensão de conceitos complexos e promovendo uma aprendizagem significativa. A maioria dos alunos e professores relataram que as imagens astronômicas ajudaram a contextualizar os conteúdos de Física, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Conclui-se que o Atlas pode ser uma ferramenta inovadora para o ensino de Física, proporcionando uma abordagem significativa, contextualizada e alinhada ao currículo escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Externo à Instituição - CALISTRATO SOARES DA CAMARA NETO
Presidente - 1648476 - JOAO RODRIGO SOUZA LEAO
Notícia cadastrada em: 20/01/2025 13:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao