VIDEOANALISE DE DESENHOS ANIMADOS: UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA SE INTRODUZIR A CINEMATICA
Cinemática, videoanálise, Desenho Animado
A compreensão dos conceitos de cinemática e a interpretação de gráficos são desafios
frequentes enfrentados por estudantes no estudo da Física. Muitas vezes, a dificul-
dade em visualizar e analisar movimentos em uma dimensão compromete o apren-
dizado efetivo desses conceitos. O objetivo deste estudo é apresentar uma proposta
didática de utilizar a videoanálise aplicada a desenhos animados como uma ferra-
menta para auxiliar na descrição e compreensão dos movimentos em uma dimensão.
Com isso, esta pesquisa busca propor um modo de facilitar a interpretação de gráf-
cos cinemáticos e promover uma aprendizagem significativa dos estudantes, funda-
mentada na teoria de David P. Ausubel (2012). A proposta consiste na aplicação de
uma sequência didática com conteúdo distribuído em seis aulas de 50 minutos, em
uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública. As três primeiras aulas
introduzem o estudo do movimento, começando com a discussão de fotos estro-
boscópicas e seguindo para a videoanálise de um movimento real. Nas três aulas
seguintes, ocorre a análise de duas cenas da animação Papa-léguas e o Coiote, mo-
mentos em que os estudantes revisitarão aspectos relevantes da atividade experimen-
tal e os princípios fundamentais da cinemática. Os resultados indicam que os alunos
apresentaram uma evolução de até 60% em questões relacionadas à interpretação
gráfica, ao deslocamento e à distância percorrida após a aplicação da sequência
didática. A experiência demonstrou que a videoanálise com o software Tracker é uma
ferramenta eficaz para o desenvolvimento de atividades de interpretação de gráficos
cinemáticos. A proposta não apenas facilitou a compreensão dos conceitos funda-
mentais da cinemática mas também contribuiu para um aprendizado mais significati-
vo e engajado por parte dos alunos.