A astronomia observacional no ensino médio integral: uma proposta para o ensino de Física
Astronomia Observacional, Três Momentos Pedagógicos, Ensino Médio
Integral.
Desde os primórdios da humanidade a observação do céu despertou fascínio em
diversas civilizações, envolvendo olhares e perspectivas filosóficas, históricas e
científicas. Contudo, a presença da astronomia observacional na educação básica
enfrenta enormes desafios que envolvem tanto a formação de professores, quanto a
escassez de materiais acessíveis. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo
desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional baseado em atividades
práticas para o ensino de elementos da astronomia observacional . Baseando-se nos
pressupostos de Paulo Freire e na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, as
atividades propostas seguiram a problematização, a organização do conhecimento e
sua aplicação prática se deu com atividades de observação do céu, buscando
promover uma vivência observacional guiada dos fenômenos celestes. A pesquisa foi
ocorrendo de forma remota. realizada em uma turma da 2a série de Física do Ensino Médio em Tempo Integral e
participaram 25 estudantes. Os dados foram coletados através de questionários
realizados ao final da intervenção e os resultados indicam que a abordagem adotada
contribuiu para o engajamento dos estudantes, promovendo elementos da curiosidade
epistemológica e relacionando conceitos teóricos trabalhados em aula com elementos
do cotidiano. Assim, o produto educacional desenvolvido fortaleceu o aprendizado de
conceitos científicos e de habilidades , evidenciando o potencial da astronomia
observacional para o ensino de Física.