Banca de DEFESA: PAULO SÉRGIO PEDRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO SÉRGIO PEDRO DA SILVA
DATA : 26/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE ESPELHOS PLANOS E ESFÉRICOS: atividades práticas e experimentais com o uso de materiais de baixo custo.


PALAVRAS-CHAVES:

Sequências Didáticas. Ensino de Física. Espelhos Planos e Esféricos. Atividade

Experimental. Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

O estudo sobre as práticas e metodologias de ensino que tem por objetivo tornar os conteúdos de Física mais agradáveis, acessíveis e tragam melhorias para o processo de ensino e aprendizagem é sempre um tema de grande relevância para os profissionais e estudiosos da área. Desse modo, norteado pelos aspectos conceituais da Teoria da Aprendizagem Significativa, das Unidades de Ensino Potencialmente Significativa e do Método Isly, esse trabalho tem como intuito elaborar uma proposta de intervenção para analisar o processo de ensino e aprendizagem concernente ao estudo de Espelhos Planos e Esféricos. Este produto educacional foi confeccionado de maneira que pudesse tornar o ensino de Física mais atrativo, dinâmico e interativo, buscando promover um processo de aprendizado significativo para os estudantes. Enquanto produto educativo, essa proposta de ensino que é composta de uma sequência didática e de um kit deexperimentos portáteis, será aplicada em uma turma de 40 alunos da 2a série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco de Assis Bittencourt no município de João Câmara/RN. Em linhas gerais esse trabalho será desenvolvido em três encontros, onde em cada um será trabalhado com um tema diferente. Cada encontro terá os seguintes momentos: Levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, atividade prática com levantamento de hipóteses, pesquisas em livros e internet e socialização. O trabalho com Sequências Didáticas que busca colocar o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem justifica-se, pois, ao trabalhar com essa proposta, o professor fará uso de uma ferramenta, que pode representar uma alternativa para engajar os alunos no ambiente escolar, possibilitando um processo de ensino e aprendizagem eficiente e satisfatório para o estudante. Para avaliar a aplicação desse trabalho será utilizado um pré-teste e um pós-teste, com perguntas abertas e fechadas com o intuído de avaliar a aprendizagem dos estuantes, além disso no pós-teste também haverá perguntas para identificar a percepção dos estudantes sobre o produto educacional com o intuído de avaliar se essa sequência didática foi potencialmente significativa para os estudantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Externo à Instituição - FRANCISCO FRANCINÉ MAIA JÚNIOR - UFERSA
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Notícia cadastrada em: 14/01/2025 18:19
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