CONFECÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO TABELA PERIÓDICA MONTÁVEL PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
Recurso Didático; Tabela Periódica; Autismo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um recurso didático inclusivo voltado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de facilitar a compreensão das generalizações presentes na tabela periódica. O material consiste em um quebra-cabeça montável composto por peças cúbicas adesivadas, contendo os elementos químicos e suas distribuições eletrônicas. Por meio de uma abordagem prática e lúdica, o recurso busca promover maior interação e engajamento desses estudantes, respeitando suas especificidades cognitivas e sensoriais. Além de estimular a participação ativa, a ferramenta visa facilitar a assimilação de conceitos fundamentais da química, como a organização dos elementos, propriedades periódicas e distribuição eletrônica. A utilização do recurso contribuiu para um aprendizado mais significativo e inclusivo, fortalecendo o desenvolvimento de habilidades e o interesse pelo conteúdo. Os resultados podem servir como base para futuras inovações pedagógicas voltadas à educação inclusiva no ensino de ciências, em especial a química.