Orgânica Master: análise de um jogo de cartas como ferramenta para o ensino de conceitos básicos de química orgânica.
Jogos educativos; Química Orgânica; Aprendizagem Gamificada
Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Norte, integrando a aprendizagem gamificada no processo educativo. O jogo foi aplicado em duas turmas durante o segundo semestre de 2024, envolvendo a participação de 42 alunos. Fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e no conceito de motivação intrínseca de Deci e Ryan, que ressaltam a importância de motivar os alunos por meio de atividades que promovam a compreensão e a autonomia no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica foi aplicada em um jogo de tabuleiro com cartas que abordou conceitos básicos da Química Orgânica, como cadeias carbônicas, funções orgânicas, formas de representação, características estruturais e propriedades dos compostos orgânicos. A pesquisa seguiu uma metodologia integrando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos para mensurar os impactos da intervenção. Durante a aplicação, foram realizadas observações, aplicados questionários e coletados depoimentos dos alunos, que indicaram um aumento no engajamento, motivação e a compreensão dos alunos, o que contribuiu para tornar o processo de ensino mais dinâmico, interativo e eficaz. Dessa forma, conclui-se que a utilização do jogo didático no ensino de Química pode ser uma ferramenta que facilitará a aprendizagem e aumentar o interesse dos alunos.