POLÍMEROS EM CAMPO: UMA UNIDADE DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM O TEMA FUTEBOL.
Polímeros; Futebol; Unidade didática
A química é um componente fundamental no currículo dos estudantes da educação básica, mas na maioria das vezes é vista como ciência complexa, dessa forma os estudantes apresentam desinteresse na aprendizagem desse conteúdo. Ao apresentar uma unidade didática sobre polímeros, contextualizada a partir do tema futebol, tem-se o intuito de discutir sobre a utilização dos materiais poliméricos utilizados nesse esporte e ainda, mostrar sua relação com o cotidiano dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e foi aplicada em 10 aulas, ao longo de aproximadamente 5 semanas, na terceira série do novo ensino médio potiguar na Escola Estadual Raimundo Soares, em Natal-RN. A proposta inclui atividades como identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes, apresentação de slides, exibição de vídeos, aulas experimentais e discussões sobre a evolução dos materiais utilizados no futebol, como recursos facilitadores nesse processo. A proposta visa contribuir para a aprendizagem de um tema relevante para os estudantes da educação básica, considerando a presença de produtos comerciais e esportivos produzidos à base de material polimérico utilizados no futebol. Os resultados preliminares mostram que no início da aplicação, os estudantes não demonstraram muito interesse, principalmente na segunda etapa, onde tiveram uma certa resistência para produzir e apresentar o produto, que era o banner. A partir da terceira etapa, foi possível perceber um aumento no interesse e engajamento durante as aulas, o que foi reafirmado com o desenvolvimento das etapas finais da unidade didática.