Gamificação, ensino de química e orientação da ação: uma proposta voltada para a formação de conceitos
Palavras-chave: ensino de conceitos; propriedades da matéria; gamificação.
O projeto de pesquisa tem como objeto o processo de orientação da ação sobre os conteúdos relacionados às propriedades da matéria relacionadas à assimilação de conceitos químicos no ensino médio. Tem como objetivo central elaborar um jogo didático a fim de possibilitar uma estratégia pedagógica motivadora para o ensino de química, com o propósito de avaliar a influência da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. Se fundamenta na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, trazendo uma discussão de um estudo-piloto que foi aplicado para caracterizar a base orientadora de estudantes acerca dos conceitos de densidade, concentração comum e massa, em uma perspectiva de aplicação à problemas de química com intuito de embasar o planejamento das etapas de um jogo que irá compor o produto educacional da pesquisa. Metodologicamente se baseia nos pressupostos do experimento formativo e os resultados preliminares descrevem as dificuldades de aprendizagem e as necessidades de planejamento docente no contexto das etapas da ação para a formação de conceitos.