A utilização do tema combustíveis como tema gerador para uma Unidade Didática sobre o conteúdo de Química Orgânica para a modalidade EJA
EJA, alfabetização científica, combustíveis fósseis, química orgânica.
O público da modalidade de Jovens e Adultos (EJA) encontra-se em um cenário bem diferente das turmas do ensino regular por fatores os mais diversos, enfrentando problemas que se transformam em barreiras consideráveis que limitam o aprendizado dos mesmos em relação aos conteúdos científicos que lhes são ministrados. Assim, nesta pesquisa, considera-se de importância singular inserir recursos didáticos e pedagógicos além das aulas expositivas. Este trabalho aborda o uso de uma unidade didática baseada no tema "Combustíveis ". A pesquisa foi desenvolvida em uma turma na modalidade EJA da instituição E.E.M.T.I. Waldir Leopércio, localizada na cidade de Varjota-CE. A pesquisa é de natureza qualitativa e o referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento da unidade didática serão os Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov. Por meio dessa estratégia, pretende-se alcançar não apenas a compreensão científica dos conteúdos químicos ministrados, mas também a associação com questões de cunho social e cultural, de maneira que o aluno possa ter uma ação social responsável, a partir de uma análise crítica sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia quanto ao tema "Combustíveis" assim como alcançar parâmetros de alfabetização científica.