INTEGRANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA PEDAGÓGICA
Inteligência Artificial Generativa, Educação em Química, Aprendizagem Baseada em Problemas, Personalização do Ensino.
Em um mundo cada vez mais interconectado, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), incluindo a Inteligência Artificial (IA), têm emergido como forças transformadoras na educação química. Apesar da familiaridade dos professores com tecnologias cotidianas, a efetiva integração de novas ferramentas tecnológicas no ensino ainda enfrenta barreiras significativas. Dessa forma, há uma grande necessidade de investigar estratégias educacionais e metodologias inovadoras, visando diminuir a lacuna tecnológica e avançar nas práticas educacionais. O presente trabalho investigou a integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) na educação em química, com foco no desenvolvimento de ferramentas pedagógicas inovadoras e na avaliação de sua eficácia. O objetivo principal incluiu a criação de um produto educacional interativo, um e-book intitulado "ALQUIMIA DIGITAL: Transformando a Educação em Química com IA Generativa", baseado na Teoria da Aprendizagem Situada e na metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A pesquisa sobre a aplicação do recurso educacional foi conduzida com professores de química, indicando uma nota média atribuída por eles de 8,5, refletindo uma visão geral favorável sobre a capacidade da IAG de contribuir para a educação em química. Apesar disso, 65% dos participantes apontaram para a importância da intervenção humana visando garantir a precisão das análises realizadas pela Inteligência Artificial Generativa (IAG). Os resultados indicaram que a IAG pode se tornar um recurso educacional importante no processo de ensino-aprendizagem, personalizando o conteúdo e facilitando a compreensão de conceitos complexos. No entanto, desafios como a formação adequada dos professores e a infraestrutura tecnológica precisam ser abordados para sua implementação. As considerações finais destacam a importância de continuar explorando e refinando o uso da IAG para promover uma educação mais interativa, eficaz e adaptada às necessidades individuais dos alunos.