Uma proposta de sequência didática para abordagem de cinética química utilizando redes sociais.
Ensino de química, TICs, Redes Sociais, Cinética química.
O uso das tecnologias da informação, em particular, as redes sociais, se apresentam como um meio de distração dentro da estrutura escolar. Normalmente, a primeira ação para resolver os problemas causados pelo desvio de atenção agravado pelo uso dessas tecnologias é a proibição ou a limitação do uso. As novas tecnologias de comunicação possuem sincronicidade e permitem que os alunos troquem informações em tempo real, possibilitando o compartilhamento de informações de interesse mútuo. As redes sociais twitter, facebook, instagram e tiktok são novas formas de comunicativas ainda pouco explorada pela escola e que possuem grande potencial para divulgação científica e de comunicação com os jovens estudantes. O objetivo desse trabalho é avaliar se a utilização das redes sociais contribui para o ensino de cinética química. Essa pesquisa se baseia nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural, principalmente da visão de Vygotsky para quem a linguagem é um instrumento cultural complexo, tentarei refletir sobre as práticas escolares podem contribuir para melhorar a comunicação e incentivar as diferentes formas de expressão. A pesquisa será qualitativa do tipo pesquisa-ação e terá como participantes os estudantes da 3° série do ensino médio da EEEP Maria Ângela da Silveira Borges, localizada no bairro de Vicente Pinzon, em Fortaleza, Ceará. A coleta dos dados será feita através da análise de conteúdo das atividades realizadas, e de questionário estruturada aplicado com os alunos. Esperamos que os estudantes apresentem uma maior produtividade, se sintam mais motivados e que a metodologia aplicada contribua para o aumento no tempo diário destinado aos estudos, na participação das atividades propostas e, consequentemente, nas notas obtidas. O produto educacional fruto desta pesquisa será uma sequência didática com orientação aos professores no uso das redes sociais no ensino de cinética química.