UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET COMO ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MODELOS ATÔMICOS.
Modelos Atômicos. TIC’s. Phet. Ensino-Aprendizagem.
Tem sido notório o grande avanço tecnológico nas últimas décadas, este sem dúvidas tem contribuído de forma bastante acentuada para o processo de ensino-aprendizagem, onde um dos grandes fatores para tal ocorrência é a utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICs). A disciplina de Química é mencionada como uma disciplina difícil, por conter muitas fórmulas e equações, o que por vezes ocasiona um desinteresse por parte dos estudantes. No tocante ao conteúdo de modelos atômicos, o mesmo muitas vezes é trabalhado de uma forma meramente expositiva, o que leva o aluno simplesmente a “decorar” as ideias centrais dos diferentes modelos. Devido à pandemia da covid-19 o ano de 2020, foi atípico, e os alunos passaram a acompanhar suas aulas no formato remoto. Na ocasião em que foi trabalhado o conteúdo de modelos atômicos, foi possível observar uma dificuldade maior para assimilar tal conteúdo, uma vez que a iteração se dava apenas por meio da postagem do material de estudo nos grupos de WhatsApp das turmas. A realização desse trabalho justifica-se na tentativa de dirimir essas dificuldades encontradas pelos alunos acerca dos modelos atômicos, fazendo uso de TICs a fim de tornar tal conteúdo menos abstrato e/ou mais atrativo. Dessa maneira o presente trabalho visa contribuir para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos, por meio da utilização do simulador Phet. A pesquisa foi realizada com 45 alunos de de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Boa Viagem-CE. A utilização do Physics Education Technology (PhET), foi a estratégia utilizada como alternativa para corroborar com a execução da pesquisa. Nesse contexto foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa baseada nos pressupostos da aprendizagem significativa por meio das TICs, onde para a coleta dos dados foram utilizados questionários, os quais versaram sobre os conhecimentos prévios dos discentes e os novos saberes obtidos após a utilização das simulações contidas no PhET sobre os modelos atômicos. Através desse feedback foi realizada uma análise de conteúdo, onde através dos dados obtidos construiu-se uma cartilha para a utilização do simulador Phet como produto educacional, a qual tem como público-alvo os docentes da disciplina de Química.