Banca de DEFESA: VALDEMIR GOMES CORTEZ JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDEMIR GOMES CORTEZ JUNIOR
DATA : 30/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ynk-ydyi-nnz
TÍTULO:

A Pedagogia de Projetos na Escola do Campo: A Temática da Mandioca para o Ensino de Química


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia de Projetos. Competências e Habilidades. Mostra Cultural. Escola do Campo. Mandioca.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A Pedagogia de Projetos, considerada uma metodologia ativa de ensino, possibilita, com base em um tema-problema relacionado com o cotidiano do aluno, estimular a construção do conhecimento a partir da prática, favorecendo uma interpretação da realidade. Apresenta como uma de suas grandes vantagens o desenvolvimento de competências e habilidades. Estudantes de um ambiente rural possuem conhecimentos construídos a partir da cultura em que estão inseridos, e precisam ser valorizados no processo ensino-aprendizagem. Indo ao encontro desse contexto, utilizando-se da Pedagogia de Projetos, esta pesquisa objetivou desenvolver uma mostra cultural com o tema mandioca, dando ênfase ao processo de fabricação de farinha de mandioca num contexto de escola do campo. Pretendeu-se desenvolver competências e habilidades como: comunicação oral, trabalho em equipe e curiosidade e vontade de aprender, além de proporcionar a compreensão de alguns conceitos químicos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de escola pública de terceira série do ensino médio regular do turno noturno, no município de Vera Cruz – RN. Inicialmente, foi submetido um questionário semiestruturado para caracterização da turma, o qual norteou a pesquisa. Os 35 estudantes foram divididos em grupos e colocados frente a diferentes problemas relacionados ao tema. Para o desenvolvimento do corpo teórico-prático dos alunos, foram selecionados textos, vídeos, realizada uma palestra com especialista em mandiocultura, visita a uma casa de farinha, além de momentos em sala de aula mediados pelo professor. A pesquisa foi realizada através de observação participante, caracterizada a partir de dados qualitativos que foram coletados através de registros áudio-fotográficos e notas de campo, além de questionários semiestruturados de acordo com os momentos das atividades. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), que gerou uma nova compreensão do fenômeno investigado. O desenvolvimento do projeto culminou com a apresentação dos estudantes à comunidade local na mostra cultural, contando com a participação de centenas de visitantes. Os resultados do questionário Likert de autoavaliação aplicado aos alunos apontaram que as competências e habilidades mais desenvolvidas durante o projeto foram comunicação oral e trabalho em equipe, ambas com 94,2% de concordância. Dessa forma, o projeto desenvolvido junto aos alunos possibilitou a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos, bem como permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades, destacando que a abordagem por projetos contribui positivamente para um ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UFBA
Presidente - 2681542 - FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
Interno - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/11/2020 08:53
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