PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON DA SILVA

DISCENTE : HUDSON DA SILVA
DATA : 31/07/2020
LOCAL: à definir link remoto no Google Meet

PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Sequência Didática, Elementos Químicos, Tabela Periódica, Jogo Didático, Vídeo.

A ocorrência de dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista que diversas teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas desta ciência, não fazem parte de suas vivências diárias. Por esses motivos, é necessário que se busque recursos didáticos que dinamizem o ensino, possibilitando um melhor aprendizado dos assuntos abordados pela Química. Por esse ângulo, este trabalho tem como objetivo elaborar e avaliar uma sequência didática orientada para a abordagem dos conteúdos de elemento químico e periodicidade química relacionados à tabela periódica, alicerçada em estratégias didáticas que foram planejadas e aplicadas atividades diversificadas explorando aspectos teóricos e práticos dos conteúdos apontados. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN, sendo aplicado uma sequência didática de seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, permitindo ao alunado absorver conhecimentos por mecanismos didáticos diferentes, entrelaçados com a metodologia tradicional de ensino. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas no espaço escolar. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise das respostas nos questionários, pois tem como objetivo induzir, no aluno, a curiosidade pelos conhecimentos relativos à Elementos Químicos, Tabela Periódica e Periodicidade Química. Observou-se que o maior percentual dos alunos não acumularam o conhecimento sobre os temas abordados dos anos anteriores, apresentando dificuldades na compreensão e aplicação dos conceitos estruturantes, bem como, reconhecer nos materiais do cotidiano a presença dos elementos. Além disso, muitos têm dificuldade na interpretação, com isso, produzindo lacunas no processo de ensino/ aprendizagem.

Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE