O MÉTODO JIGSAW NO ENSINO DE ESTEREOISÔMEROS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES VISUOESPACIAIS E SOCIAIS EM AULAS DE QUÍMICA
Aprendizagem Cooperativa, Método Jigsaw, Habilidades visuoespaciais
Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais, além de estimular a comunicação e cooperação entre os estudantes. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, através da troca de materiais e informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo da estereoisomeria, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, estudo de estereoisomeria e a teoria sociointeracionista de Vygotsky. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais, provas pedagógicas e questionários. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se à aplicação da atividade inicial seguida da avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito à aplicação da avaliação pedagógica individual e questionário de avaliação da metodologia, em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeu-se que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais. As habilidades visuoespaciais foram desenvolvidas a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem, constatado no resultado da avaliação pedagógica coletiva. Os resultados, obtidos através do questionário, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos.