PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA

DISCENTE : PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA
DATA : 13/09/2019
LOCAL: Auditório do CCET-UFRN

PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA PLATAFORMA YOUTUBE COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Tabela Periódica. Ensino de Química. Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Metodologias de Ensino

Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional a ser utilizado no ensino de química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos da Tabela Periódica”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo.  O produto terá como mecanismo de orientação um Manual de Apoio Pedagógico voltado para utilização das tecnologias de Informação e Comunicação, associadas a metodologia de Aprendizagem Colaborativa em um contexto Sócio Interacionista. Para tanto, utilizando como parâmetro metodológico a denominada pesquisa qualitativa, foi realizado um trabalho com uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará, em três etapas. A primeira destinou-se a sugestão para a criação de um canal de vídeos a serem produzidos pelos próprios alunos com a temática “Tabela Periódica”, elementos químicos e sua aplicabilidade, seguida pela realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado, como também sobre as possibilidades do uso das TICs, a partir de um momento de sensibilização com a exibição de alguns matérias análogos já existentes da internet. A segunda foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. A meta é que a partir dessa experiência de observação e acompanhamento, tenhamos elementos suficientes para a concepção do produto educacional efetivo que seja significativo, dinâmico e prático.

Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Interna - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO