PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO CESAR JERONIMO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO CESAR JERONIMO DA COSTA
DATA : 29/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET - UFRN
TÍTULO:

ENSINO HÍBRIDO EM FOCO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química. Ensino Híbrido. Aprendizagem Invertida. Colaboração. TIC. Aprendizagem Ativa. Mediação.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma sequência didática voltada para o ensino de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido combinada à aprendizagem invertida, utilizando as ferramentas TIC’s. As principais referências foram Horn & Stacker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2016). O projeto foi efetivado em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso, para investigar e analisar o comportamento, desempenho e as impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visando compreender os resultados com profundidade. O objetivo foi fazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido dos vídeos, por meio de atividades diversas, colaborando por meio do aprendizado em grupos. Desejou-se também observar se as discussões entre os alunos em grupos tornaram-se mais independentes do professor, e se eles passaram a compartilhar entre si as suas próprias maneiras de aprender o conteúdo estudado e contribuíssem, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Esperou-se que os alunos pudessem, por meio das aulas apresentadas na plataforma Youtube e exercícios em sala, relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida, devido à possibilidade de reverem o conteúdo sempre que precisarem e também pudessem tirar suas dúvidas de forma virtual antes dos momentos presenciais, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, propõe-se mostrar que este modelo é uma estratégia que aliada ao ensino, permita que os alunos possam criar espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, de forma que as barreiras moldadas no ensino tradicional possam ser rompidas para atender as necessidades de uma geração conectada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804952 - FERNANDO JOSE VOLPI EUSEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Interno - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Interno - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Notícia cadastrada em: 18/12/2018 17:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao