ENSINO HÍBRIDO EM FOCO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
ORGÂNICAS OXIGENADAS
Ensino de Química. Ensino Híbrido. Aprendizagem Invertida. Colaboração.
TIC. Aprendizagem Ativa. Mediação.
A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sequência didática voltada
para o ensino de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo do Ensino Híbrido com
aprendizagem invertida, valendo-se das ferramentas TIC’s. Temos como referenciais Horn &
Stacker (2015), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) e Jonathan Bergmann e Aaron Sams
(2016). O projeto está sendo efetivado em uma turma da 3a Série do Ensino Médio de uma
escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. Utilizaremos a metodologia de estudo de
caso, para investigar e analisar o comportamento, desempenho e as impressões dos alunos
para com a estratégia apresentada, visando compreender com profundidade o evento em
estudo. O objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam estudos prévios do conteúdo nos
momentos virtuais e, nos momentos presenciais, por meio de atividades diversas, colaborem
para o aprendizado em grupos. Deseja-se também observar se as discussões entre os alunos
em grupos tornam-se mais independentes do professor, e se eles passam a compartilhar entre
si as suas próprias maneiras de aprender o conteúdo estudado e contribuam, coletivamente,
para a construção do conhecimento. Espera-se que os alunos possam por meio das aulas
apresentadas na plataforma Youtube e exercícios em sala, relatar de forma positiva o modelo
do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida, devido à possibilidade de reverem o
conteúdo sempre que precisarem e também poder tirar suas dúvidas de forma virtual antes dos
momentos presenciais, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem. Desta
forma, propõe-se mostrar que o referida modelo seja uma estratégia que aliada ao ensino,
permita que os alunos possam criar espaços de interação e compreensão dos conteúdos
abordados de forma mais independente e ativa, sendo incentivados, por meio de estudos
prévios, a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, de
forma que as barreiras moldadas no ensino tradicional possam ser rompidas para atender as
necessidades de uma geração conectada.