A HISTÓRIA EM DISPUTA, PARA ALÉM DA SALA DE AULA: THINKTANKS, YOUTUBE E A DISPUTA PELA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO ENTRE 2014 A 2024.
ThinkTanks; Brasil Paralelo; Movimento Brasil Livre; educação;
neoliberalismo; ensino de história.
A dissertação de título “A História em Disputa para Além da Sala de Aula: Think
Tanks, YouTube e a Disputa pela História e Educação no Brasil Contemporâneo
entre 2014 e 2024” investiga como os ThinkTanks e canais do YouTube exercem
influência nas construções de narrativas históricas e educacionais no Brasil. O
estudo examina o impacto dessas organizações no entendimento público da
História, pois promove uma visão neoliberal que afeta diretamente a educação e o
desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes. A pesquisa concentra-
se em grupos como o Brasil Paralelo (BP) e o Movimento Brasil Livre (MBL),
destacando suas estratégias de manipulação e disseminação de conteúdo, com o
objetivo de reestruturar ideologicamente o ensino, além de vender seus conteúdos.
A metodologia utilizada combina análise de conteúdo digital, com a revisão de
literatura especializada, proporcionando uma visão mais abrangente sobre o
impacto dessas práticas na educação do Brasil contemporâneo. A dissertação
conclui que essas empresas, não apenas desestruturam o ensino público, mas
também contribuem para o sucateamento da educação. Isso porque há uma disputa
pelo ensino da História, além de uma promoção da mercantilização da educação,
influenciando diretamente a formação de novas lideranças políticas alinhadas a uma
perspectiva neoliberal.