MULTILETRAMENTOS NAS AULAS DE HISTÓRIA: A CRIAÇÃO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS SOBRE ÉLIA DE BARROS EM BLOGS
Ensino de História. Multiletramentos. Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação – TDICs. Blog. Narrativa Histórica.
Discorre sobre a pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de
História, o PROFHISTÓRIA, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concernente à
temática de enfrentamento das dificuldades de discentes nas práticas de letramentos nas aulas
de História do Ensino Médio, na Escola Estadual Élia de Barros situada na cidade de São
Gonçalo do Amarante/RN. Problematiza de que maneira as aulas de História podem colaborar
para o desenvolvimento e a consolidação de letramentos em discentes a partir da expertise da
ciência histórica. Tem como pressuposto de que o uso didático das tecnologias digitais da
informação e comunicação pode contribuir na constituição de competências e habilidades
inerentes à inserção na cultura letrada de maneira significativa para o alunado, possibilitando-
o a elaborar narrativas históricas com mais desenvoltura, autonomia e dotada de sentido nos
ambientes digitais. Objetiva, de maneira geral, promover Multiletramentos com estudantes da
1a série do Ensino Médio, naquela unidade de ensino, através de uma proposta de ensino e
aprendizagem de História ancorada na utilização das tecnologias digitais. Ambiciona
especificamente: 1o analisar as possibilidades de estímulo a práticas com leitura e escrita nas
aulas de História, no domínio da educação básica, orientadas para a aprendizagem significativa
do saber histórico, a centralidade no protagonismo estudantil e a proficiência leitora e escritora
de discentes; 2o compreender as potencialidades técnicas e pedagógicas do emprego das
tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de História; 3o construir uma
proposta de intervenção didática para a produção de narrativas históricas, por estudantes,
através de blogs. Dialoga com a área da linguística para a constituição conceitual de letramentos
e Multiletramentos, a partir de Kleiman (1995), Soares (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro
(2020); já Dudeney, Hockly, Pegrum (2016) oferecem contribuições relevantes para o
entendimento dos letramentos digitais, imprescindíveis para a sociedade digital e a existência
dos Estados democráticos; por sua vez, Rocha (2010, 2020), Azevedo (2015) e Silva (2011)
propiciam a articulação dos letramentos linguístico e histórico nas interpretações sobre o
passado e a elaboração das narrativas sobre ele. Emprega metodologicamente a abordagem
qualitativa para o aprofundamento da compressão do objeto de estudo, de tipo descritiva, em
termos procedimentais, caracteriza-se por ser bibliográfica e documental. Apresenta como
produto uma sequência didática de eventos de Multiletramentos, envolvendo a criação de blogs
por estudantes da referida série, a pesquisa histórica com fontes digitalizadas dos periódicos
natalenses O Poti e Diário de Natal a respeito de Élia de Barros, a escrita de narrativas e a
publicação delas naqueles ambientes do ciberespaço. Verifica que a sequência didática, ao aliar
o trabalho com fontes históricas e a produção de narrativas escritas a respeito de Élia de Barros,
contribuiu para estimular e desenvolver competências leitora e escritora nos sujeitos
aprendentes na construção de suas próprias análises e interpretações sobre o passado.