ENSINO DE HISTÓRIA E LIVRO DIDÁTICO: A TEMÁTICA DO FASCISMO NO ESPAÇO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ DO PATROCÍNIO PEREIRA PINTO (NATAL-RN)
Ensino de História; Empatia; Empatia Histórica; Livros didáticos;
Fascismo; Nazifascismo.
A dissertação aborda o fascismo e suas manifestações contemporâneas, com ênfase no
ensino de história nas escolas. Desenvolvida na Escola Municipal Professor José do
Patrocínio Pereira Pinto, em Natal, Rio Grande do Norte, a pesquisa é direcionada aos
estudantes do 9º ano. Em um contexto global marcado pelo crescimento de movimentos e
discursos extremistas, a relevância da dissertação se torna evidente. O trabalho busca
contribuir para a formação de cidadãos críticos e engajados, capazes de reconhecer e enfrentar
a intolerância. Para a realização da pesquisa, foram analisados seis livros didáticos de História
do 9º ano, todos inseridos no Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático
(PNLD). O principal objetivo da pesquisa é analisar a representação do fascismo nesses livros
com o intuito de compreender como os ideais de nazifascismo e integralismo são abordados e
discutidos. O foco será avaliar se esses temas são contextualizados de maneira a permitir uma
ligação clara com o cenário atual, garantindo que os estudantes possam reconhecer as
manifestações contemporâneas dessas ideologias. Outrossim, examinar a ausência de
discussões sobre o genocídio africano durante o imperialismo alemão e italiano, que foi uma
espécie de preâmbulo do Holocausto, um ensaio. Por fim, desenvolver um caderno de
atividades que incentive a empatia histórica entre os estudantes, fazendo-os desenvolver
empatia pelas vítimas de regimes fascistas e que cultivem uma postura crítica em relação a
essas ideologias. O produto é um caderno de atividades voltado para o ensino de história, que
aborda o fascismo e suas consequências, promovendo discussões sobre eventos históricos
relevantes. Este material, projetado para professores e professoras de História do ensino
básico, busca conectar o passado com questões contemporâneas, estimulando uma
compreensão da história e suas implicações.