A DIDÁTICA DAS COISAS: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO HOMEM/DINHEIRO UTILIZANDO A CULTURA MATERIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino de História; Numismática; Cultura Material; Arqueologia;
Museologia e Gamificação.
O presente trabalho constrói uma abordagem sobre a didática das coisas sob a ótica da
Cultura Material (histórica e arqueológica), do Ensino de História e da Numismática, para isso
usaremos a moeda como materialidade integradora dos segmentos científicos envolvidos,
analisando sua polissemia e utilizando essa característica como ingrediente potencializador
das aulas de história. O fio condutor do trabalho situa-se no contexto problematizador de
desorientação histórica que a sociedade capitalista contemporânea vive, atrelado ao cenário de
desmaterialização monetária, enquanto o cotidiano dos jovens é de afastar-se da concretude,
naufragando-se no ciberespaço e em suas formas digitais, implicando numa relação torpe
entre homem/dinheiro, o ensino de história busca aliados nos estudos numismáticos e da
cultura material para promover uma orientação histórica empoderadora de valor social e
protagonismo, que conduz o aluno a investigação da relação homem/dinheiro, a museologia e
a gamificação somam-se a esse processo de elucidação sócio-histórica na ampliação de
produtos didáticos.