A DISPUTA PELA MEMÓRIA HISTÓRICA EM SALA DE AULA SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA (1964-1985): OS IMPACTOS DOS REVISIONISMOS E NEGACIONISMOS HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR (ENSINO MÉDIO PÚBLICO DO RN, 2020-2022)
História escolar e Ensino de História recente; Revisionismos e negacionismos
históricos; Ditadura civil-militar brasileira; Jogos históricos.
O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto
do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civil-
militar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual
de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta
virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de
questionário com alunos(as) da 3a série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José
Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão
abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e
polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o
desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos
Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos
popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube,
WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a
visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala
de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma
sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do
“FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar
brasileira (1964-1985)”.