Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMILIO JOSE CADO
DATA : 28/01/2022
HORA: 11:00
LOCAL: Web Conferência
TÍTULO:
TÍTULO: A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: MEMÓRIAS DO CANGAÇO NO RIO GRANDE
DO NORTE.
PALAVRAS-CHAVES:
História local. Cangaço. Jesuíno Brilhante. Cordel.
PÁGINAS: 121
RESUMO:
A presente dissertação discute o fenômeno do Cangaço, estruturado em território
potiguar, considerando a figura do cangaceiro Jesuíno Brilhante como representante
legítimo desse fenômeno social. O estudo traz uma compreensão dos aspectos
antagônicos resultantes da problemática que envolve o cangaço, a partir da dicotomia
herói e vilão. O objetivo deste trabalho dissertativo consiste em desenvolver um
projeto de ensino/aprendizagem de História, com base no estudo desse cangaceiro,
popularizado por meio da poesia de cordel. Dessa maneira, é evidenciada a
importância da história local enquanto instrumento pedagógico estratégico de
formação cidadã dentro das instituições de ensino. O Cangaço é uma alegoria de vida,
dando a essa temática aspectos de representatividades na medicina, na culinária, na
estética, no uso das armas, nas táticas de lutas pessoais em grupo, na devoção
religiosa, na música, na dança, na poesia popular, nos códigos de honra e costumes,
nas lutas pelo poder, na história e nas tradições de um povo. Jesuíno Brilhante foi um
exemplo desses homens, que marcaram a história do cangaço no sertão potiguar. Por
meio do estreitamento entre leitor e Literatura de Cordel, revelaremos os elementos
identitários da regionalidade nordestina e de seu povo, contribuindo para a empatia
desses com a temática do cangaço e a sua compreensão histórica. Dentre os
crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico,
principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de
interesse dos alunos pelos conteúdos estudados. Isso ocorre devido ao não
reconhecimento destes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar
a disciplina de História com o mundo em que vivem. Portanto, este trabalho representa
uma tentativa de mudança dessa situação vivenciada no ambiente escolar. O presente
trabalho propõe a construção de um produto pedagógico utilizando a Literatura de
Cordel como recurso didático em sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental.
Tal produto será utilizado em diálogo com a produção historiográfica sobre o Cangaço
no Rio Grande do Norte e sobre a representatividade do cangaceiro Jesuíno Alves de
Melo Calado, o Jesuíno Brilhante.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6350775 - HENRIQUE ALONSO DE ALBUQUERQUE RODRIGUES PEREIRA
Externo à Instituição - JOÃO GILBERTO NEVES SARAIVA
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS