O USO DE BIOGRAFIAS NO ESTUDO DA HISTÓRIA DOS
AFRODESCENDENTES
Ensino de História; Relações Étnico-Raciais; Biografias
Segundo os dados do IBGE, a persistência das desigualdades raciais no Brasil tem
consequências sobre a educação da população. As estatísticas sobre evasão escolar,
alfabetização e violência nas escolas demonstram desigualdade entre as pessoas
declaradas pretas ou pardas em relação às pessoas que se declararam brancas. A falta de
valorização e divulgação de referências em relação às personalidades negras é apontada
como um dos obstáculos para a mudança desse cenário. Portanto, proponho a utilização
de biografias de negros e negras que lutaram pela liberdade e pelos direitos dos
afrodescendentes no Brasil, visando construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Destacarei dois conceitos sobre os quais pretendo refletir para orientar e fundamentar meu
trabalho: memória e biografia. As biografias, além de proporcionarem aos estudantes
referências positivas para a construção e uma identidade negra, permitirão que os
estudantes tenham acesso a uma variedade de experiências concretas, que por vezes
fogem de ideias hegemônicas sobre a população negra. Para o produto, apresentaremos
um scrapbook, um livro de memória composto por recortes e imagens que se refiram às
ideias e experiências dessas personalidades negras, viabilizaremos o contato dos
estudantes com variados tipos de fontes escritas e imagéticas. Objetiva-se, com isso,
estimular a construção do conhecimento por meio da metodologia da pesquisa histórica,
de modo que os vestígios fundamentem a elaboração de hipóteses e tomada de posições
comprometidas com os objetivos da educação para as relações étnico-raciais.