Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINA BARROS NEPOMUCENO
DATA : 04/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/rja-rdvr-sek
TÍTULO:
O ENSINO DE HISTÓRIA VAI À FEIRA: INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS E SABERES REVERSOS A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DECOLONIAL
PALAVRAS-CHAVES:
História Local. Educação Patrimonial Decolonial. Ensino de História.
PÁGINAS: 122
RESUMO:
A pesquisa abrange reflexões e perspectivas para o trabalho com a educação patrimonial
decolonial no ensino de história. A abordagem deu-se a partir da Feira Livre de São Bento,
elemento sociocultural marcante no cotidiano dos alunos da Escola Estadual de Educação
Profissional Edson Queiroz, no município de Cascavel, Ceará. Propondo discutir a história
local por intermédio de conceitos relacionados à memória, identidade e patrimônio foram
mobilizados em diálogo com o âmbito da educação básica e da didática da história, estratégias
pedagógicas numa dimensão dialógica e participativa Elencou-se aspectos da trajetória da
produção acadêmica recente que discutem a educação patrimonial, o percurso das abordagens
teóricas e um olhar em contraponto afirmando outras possibilidades pedagógicas pelo viés
decolonial. Como pauta produtora do saber histórico apresenta-se a proposta didática dos
inventários participativos da feira livre de São Bento sendo mote à aprendizagem histórica
significativa alicerçada na dialogicidade dos saberes. Esta estratégia dá visibilidade a outros
sujeitos, identidades e culturas distintas dos convencionalmente abordados na aula de história.
MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CARLA SABINO FERNANDES
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Interna - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA