Direitos humanos e diversidade cultural: letramento digital e a aprendizagem histórica por meio do remix no ensino médio
Remix. Direitos Humanos. Letramento Digital.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da educação em direitos
humanos com foco na diversidade cultural. Essa temática tem sido historicamente
negligenciada, mesmo existindo no Brasil ampla legislação que é fruto da
signatariedade do país aos pactos que organizam os direitos humanos. Outra face
desse problema se encontra na metodologia utilizada historicamente nas salas de
aula. A educação deve estar alinhada às habilidades e saberes de nossos alunos.
Os letramentos digitais são uma metodologia capaz de aliar essas habilidades a um
conjunto de novas competências que poderão ser adquiridas. O remix, uma dessas
formas de letramento digital, pode funcionar como ferramenta na aprendizagem
histórica sobre a formação dos direitos humanos. Para produzir um ensino de
história focado no aluno e produtor de sujeitos do direito, princípio fundamental de
uma educação pelos direitos humanos, usaremos neste trabalho, do remix como
proposta didática. Para o uso do remix é necessária a utilização de um artefato pré-
existente e em nosso caso, selecionamos as narrativas audiovisuais (filmes) em sala
de aula como a mídia para a produção de sínteses históricas no formato de remix.
Os filmes são documentos históricos audiovisuais, que oferecem versões do
passado e podem ser articuladas em sala de aula, a partir de um problema
específico montado pelo professor. No nosso caso, o tema da formação dos direitos
humanos e especificamente a importância e respeito à diversidade cultural. Neste
trabalho são apresentadas pesquisas de campo (feitas com o Google Formulários) e
experiências com a técnica do remix realizadas em sala de aula e ao final
apresentamos uma proposta de disciplina eletiva como produto voltado ao
aprendizado dos direitos humanos por meio do aprendizado e uso de remix.