Livro didático e História Local: uma proposta de trabalho para o Ensino Fundamental
Ensino de História. História local. Material didático. Identidades. Cidadania.
Cidades. A disciplina História no Ensino Fundamental.
O objetivo deste trabalho é analisar uma obra didática que versa sobre a história local do Rio
Grande do Norte e a partir dela construir um roteiro de como se estudar a como a história
local na escola básica. A meta é discutir como a história local pode ser estudada nos anos
finais do ensino fundamental, estabelecendo relações com espacialidades mais amplas. A
pretensão é proporcionar um caminho para que professores e alunos percebam o local de suas
vivências como objeto de investigação. Não é minha intenção aqui desqualificar ou mesmo
criticar o processo de elaboração e o uso dos livros didáticos usualmente trabalhados nas salas
de aula da Escola Básica. A mediação das fontes teóricas utilizadas envereda na
problematização da formação de identidades históricas, como papel fundamental da ciência
história, assim como uma consequência imediata disso: a formação de cidadãos críticos e
ativos dentro da sociedade em que vivem. Proponho então a construção de um material
didático norteador, com conceitos e fontes históricas que podem ser trabalhadas nos diferentes
contextos históricos do 6º até o 9º ano que, na dinâmica de sua utilização, dá aos alunos a
possibilidade de pensar a sua cidade, o bairro em que vive e as pessoas que exercem ou
exerceram alguma influência positiva em determinado tempo histórico ao seu redor, enquanto
comunidade local. O repensar a cidade, o ambiente em que se vive, a sociedade da qual se faz
parte, é prerrogativa constante da ciência história e presença essencial no funcionamento da
ferramenta aqui apresentada.