A elaboração de fontes para o ensino de História Local na escola básica: a construção de
um inventário do Patrimônio Cultural de um bairro
Patrimônio Cultural; História Local; Cidade; Inventário de patrimônios
culturais.
O objetivo deste trabalho é analisar como a história local pode ser trabalhada na escola
básica e, a partir dessa análise, elaborar um inventário do patrimônio histórico-cultural de
um bairro. O inventário será construído tendo por base o levantamento dos patrimônios
existentes no conjunto habitacional Nova Natal, que está situado no bairro de Lagoa Azul,
Zona Norte de Natal. O trabalho será executado em conjunto com o professor (autor desta
dissertação) e com os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Myriam Coeli.
Apesar de se referir a um bairro específico e ser produzido pelo professor de História e
pelos alunos de uma escola concreta, o trabalho tem a meta de servir de parâmetro para
que possa ser utilizado por professores de História de outros estabelecimentos de ensino,
uma vez que apresenta a metodologia de construção desse inventário e as possibilidades
de utilização do material nas aulas da disciplina História em conteúdos que articulem a
História Local com espaços mais amplos. O trabalho está dividido em três partes.
Inicialmente, discute-se como a cidade e o bairro podem ser objetos de investigação da
História e do Ensino de História. Em seguida, aborda-se a relação entre a escola e o bairro
que a abriga. Pretende-se demonstrar como a história do bairro está presente na vida da
escola e, ao mesmo tempo, como a escola é percebida pelas pessoas que moram no bairro.
Na terceira parte, será feita uma discussão específica sobre o inventário, apresentando a
metodologia de elaboração, os resultados obtidos, e como esse documento pode ser
utilizado na sala de aula.