Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA BEZERRA
DATA : 01/12/2020
HORA: 16:30
LOCAL: Web Conferência.
TÍTULO:

“IDENTIDADE E MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUILOMBOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ NA MACAMBIRA EM LAGOA NOVA/ RN (C.2003 -2020)”


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Político Pedagógico; Educação Escolar Quilombola;
Ensino de História Local; Macambira.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

A presente Dissertação ainda em construção é resultado da minha constante curiosidade
em querer conhecer a história da Comunidade Quilombola da Macambira, localizada no
município de Lagoa Nova- RN. Tem como objetivo geral analisar em que medida, e
como, a Escola Municipal São Luiz, realiza seu projeto pedagógico alinhado com a
história da comunidade do território da Macambira contribuindo assim para seu processo
de formação identitária e cultural. Objetiva ainda investigar se a Educação Escolar
Quilombola como política pública afirmativa, mediante a lei 10.639/03, está sendo
aplicada de maneira que contribua para a construção de um currículo que preze pelo
respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. Diante disso, busquei
identificar as dificuldades encontradas pelos professores para que esse currículo se efetive
na prática, assim como apresentar uma proposta de intervenção didática que venha a
contribuir com a produção do conhecimento desses profissionais. Busca-se ainda
contextualizar historicamente a Comunidade onde vivem os estudantes, refletir sobre as
condições físicas e estruturais da escola e tecer reflexões sobre o currículo em ação. Esse
trabalho tem como fonte e recurso metodológico a memória individual e coletiva dos
sujeitos envolvidos através da história oral, assim como um breve levantamento
bibliográfico e documental disponível na comunidade, nos órgãos públicos e nas
plataformas digitais. Até o presente momento os resultados dessa pesquisa desvelam que
a Educação Escolar Quilombola vem ganhando espaço no cenário das políticas públicas,
embora ainda enfrente muitos desafios para ser implementada no chão das Escolas
brasileiras. No caso da Escola Municipal São Luiz, a comunidade escolar historicamente
vem enfrentando inúmeras dificuldades no acesso à Escola, as más condições do
transporte escolar, a infraestrutura precária do seu prédio e a falta de um currículo que
pense a formação identitária e histórica da comunidade. Contudo, mesmo diante das
dificuldades existentes, é possível observar um esforço se delineando no seio da
comunidade escolar para efetivar ações pedagógicas alinhadas com a história do território
quilombola da Macambira, embora, as muitas ausências que a escola e seus profissionais
enfrentam, dificultem o processo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 1879280 - LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/11/2020 01:44
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