QUESTIONANDO A “HISTÓRIA”, DAS MÍDIAS DIGITAIS À SALA DE AULA: a investigação histórica para a autonomia crítica do estudante do ensino médio
Aprendizagem histórica escolar. Mídias digitais. Narrativa. Ensino de
História.
Ao analisar, a partir da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Cláudio Martins,
Fortaleza, Ceará, como os estudantes interagem com as informações sobre História
encontradas nas mídias digitais, este trabalho busca contribuir para a aprendizagem
histórica dos estudantes do ensino médio por meio de um produto didático referenciado
nos princípios da investigação histórica. Uma aprendizagem tecida em sala de aula com
intuito de dotar os estudantes de habilidades crítica de análise das informações sobre
História que eles acessam em seu cotidiano, inclusive na internet pelas mídias digitais.
Assim, sob a perspectiva da didática da História, com uma pesquisa qualitativa e no
diálogo entre (e com) alguns autores que pensam o ensino e a aprendizagem histórica,
este trabalho reflete sobre o ensino de História imerso à cultura histórica da sociedade.
Pensa um conhecimento histórico para o exercício da cidadania, a autonomia intelectual
e o pensamento crítico. Para isso, traz como proposta didática um “roteiro
investigativo” para a aprendizagem histórica através da análise, em sala de aula, da
construção das narrativas histórica do livro didático e de narrativas histórica extraídas
de ambientes digitais.