POR UMA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PARA DAR SIGNIFICADO AO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Identidade. Ensino significativo. Educação Patrimonial. Ensino de História.
O presente trabalho objetiva articular Ensino de História e Educação Patrimonial a partir dos
bens do bairro Messejana, a Casa José de Alencar e a estátua de Iracema, de modo a
relacionar os conhecimentos escolares e práticas sociais ligadas às discussões patrimoniais.
Para isso, as metodologias ligadas à Educação Patrimonial se mostram convenientes, à
medida que possibilitam relações de ensino-aprendizagem direcionadas especificamente à
disciplina de História e ao universo dos estudantes de ensino médio da escola EEFM José de
Alencar. Pois, a partir dos métodos extraídos da Educação Patrimonial, torna-se possível
discutir junto com os discentes os diversos processos que perpassam os locais ligados à
memória do escritor José de Alencar e às disputas políticas, sociais e econômicas que
envolvem os bens patrimoniais. O resultado desse estudo se apresenta na forma de propostas
de intervenções didáticas, por meio de sequências criadas, com o fim de aproximar
criticamente esses patrimônios aos estudantes.