Um diálogo entre professores: o saber histórico e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental,
Saberes docentes. Letramento. Formação continuada de professores. Ensino
de História nos Anos Iniciais.
Este trabalho tem por objetivo contribuir, por meio do ensino-aprendizagem do conhecimento
histórico escolar, no processo de letramento dos alunos dos anos iniciais (3ª a 5ª) na Escola
Municipal Professor Gerardo Milton de Sá, em Fortaleza–CE. Para a construção do estudo,
foi proposta uma construção coletiva de estudos junto aos professores pedagogos, que
lecionam a disciplina História nos anos iniciais do ensino fundamental, através de um
conjunto de oficinas, na perspectiva da formação continuada de professores, utilizando o
método da pesquisa histórica como condutor das atividades propostas, partindo do princípio
de que a formação dos professores deve propiciar sentido à ligação entre o saber
historiográfico e o saber escolar. A intenção da formação é possibilitar um diálogo entre
professores licenciados em História e pedagogos, tendo como foco a análise do trabalho dos
professores diante dos conteúdos programáticos da disciplina História, de maneira a
problematizar conceitos da ciência histórica junto aos conteúdos escolares no processo de
letramento dos alunos. A proposta objetiva colaborar para a compreensão dos conceitos de
história, história local, tempo, temporalidades nas séries iniciais da educação básica, no
intuito de superar um modelo vigente de ensino nas series iniciais baseado numa visão
tradicional, linear e naturalizada de História.