Banca de DEFESA: POLLYANA GURGEL DE MEDEIROS ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : POLLYANA GURGEL DE MEDEIROS ALENCAR
DATA : 16/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Web Conferência : https://meet.google.com/exb-oycc-kws
TÍTULO:

"As identidades juvenis urbanas como auto percepção e compreensão do “outro” na produção do conhecimento histórico escolar"


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Identidade. Autorreflexão. Historicidades.
Consciência histórica. Pesquisa ação.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma pesquisa em ensino da ciência histórica, a propósito do
protagonismo dos alunos do 8o ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor
Paulo Nobre, em Macaíba, Rio Grande do Norte, momento no qual se verificou a
necessidade de investigar como as identidades juvenis urbanas desenvolvem a percepção
de si e do “outro” e como essas relações de identidade se ligam a produção do
conhecimento histórico escolar. De acordo com essas questões, buscou-se compreender a
relação existente entre a percepção identitária juvenil (individual e coletiva) e a construção
do conhecimento histórico em sala de aula. Para isso, iniciamos a pesquisa realizando uma
contextualização histórica acerca das alterações sofridas pelo o Ensino de História, sua
produção didática e o desenvolvimento de novas perspectivas de ensino. Em seguida,
realizamos discussões sobre os conceitos de identidade, memória e fluidez das
composições sociais dos agrupamentos juvenis, a fim de preparar os alunos para a
experiência pratica de compreender o que é identidade a partir da ação autorreflexiva sobre
o que esse conceito significa, inicialmente, para esses sujeitos. Prosseguimos
acrescentando discussões sobre a relação entre consciência histórica e o Ensino de
História. Na sequência, abordamos o método da pesquisa ação, por considerá-lo o mais
adequado para realização desta investigação, uma vez que esta metodologia cientifica
associa experiências individuais da práxis docente aos métodos científicos da pesquisa
histórica, permitindo, dessa maneira, o entrecruzamento com as historicidades dos alunos,
suas narrativas escritas de aprendizagem e as diversas tipologias de consciência histórica,
sendo esses elementos fontes indispensáveis para compreensão do processo de construção
do conhecimento histórico escolar. Por fim, estruturamos uma proposta interventiva em
Ensino de História no formato de Oficina Didática em razão de ser a mesma interativa,
desafiadora e dinâmica o que permite ao professor adequar a nossa proposta à sua realidade
de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA - UFS
Interna - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Interno - 2279106 - ROBERTO AIRON SILVA

Notícia cadastrada em: 16/11/2020 12:32
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