Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO RIBEIRO MARQUES
DATA : 18/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/myb-dgiv-qsm
TÍTULO:
A JORNADA DO HERÓI: Uma proposta audiovisual e interdisciplinar para o ensino de História na Educação Profissional.
PALAVRAS-CHAVES:
História Pública. Integração Curricular. Educação Profissional. Audiovisual.
PÁGINAS: 148
RESUMO:
Esta dissertação discute o ensino de História dentro da modalidade Educação Profissional,
pensando estratégias de promoção da integração curricular entre a História e as disciplinas
técnicas, mais precisamente no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Ao apresentarmos as
características tanto da modalidade quanto do curso de Produção de Áudio e Vídeo,
discutiremos a importância do letramento digital, como forma de consumo consciente das
informações presentes no ciberespaço. É também proposta deste trabalho a instrumentalização
em história através do estudo dos conceitos de memória, identidade e narrativa. Para isso,
analisaremos os documentos curriculares, tanto os nacionais quanto o estadual e como estes
apresentam esses conceitos para o ensino de nossa ciência. A partir da análise dos currículos,
recorreremos à historiografia, para pensarmos os desafios e as possibilidades do uso dos termos
em questão no ensino da História. Feito esse exercício teórico, partiremos para o planejamento
e execução do nosso produto que tem como objetivo integrar o ensino de História às disciplinas
técnicas. Durante o processo de desenvolvimento das práticas pensadas, os alunos da 2a série
da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na cidade de Fortaleza
– CE, foram encorajados a escreverem suas autobiografias, em que destas cinco foram
escolhidas, roteirizadas e viraram filmes, produzidos pelos próprios alunos do curso técnico.
Durante as atividades realizadas com os alunos, pautadas em metodologias ativas, foram
discutidos conceitos de memória, identidade e narrativa, que culminaram em audiovisuais que
podem ser entendidos como elementos de História Pública. Nossa proposta de atividade
exemplifica uma forma de integração curricular, ponto fulcral das Diretrizes Curriculares para
a modalidade Educação Profissional contemplando também a produção do saber histórico
escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Externa à Instituição - Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley - UERJ
Interna - 2527334 - VANESSA SPINOSA