Banca de DEFESA: OLGA SUELY TEIXEIRA

DISCENTE : OLGA SUELY TEIXEIRA
DATA : 11/09/2019
LOCAL: Setor de Aulas II Sala C4

A história local como um caminho para o ensino significativo de História nos anos iniciais

Ensino de História. História nos Anos Iniciais. História Local na sala de aula.

Este trabalho se dedicou a refletir sobre as práticas de ensino viabilizadas atualmente nas aulas de História dos anos iniciais, buscando tornar significativo o processo ensino-aprendizagem da disciplina nesse segmento educacional, partindo de uma questão identificada no chão da escola e utilizando metodologias como pesquisa bibliográfica e observações no ambiente de sala de aula. Inicialmente, a hipótese de que um trabalho que relacionasse os conteúdos históricos ao cotidiano vivenciado pelas crianças apareceu como a solução mais viável para os problemas identificados na evolução da pesquisa. Nesse sentido, o uso da história local se apresentou como relevante instrumento para a apropriação do conteúdo. No momento, o trabalho continua em andamento, não havendo resultados conclusivos, apenas algumas inferências, demonstradas no texto aqui apresentado.

Interno - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARTA MARGARIDA DE ANDRADE LIMA - UFRPE
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA